Projeto i-rEzEPT usa o Nissan LEAF de forma inteligente para fornecimento de eletricidade para a rede

O uso do carro elétrico como fonte de energia é algo cada vez mais próximo da realidade. Entre muitos projetos em desenvolvimento na Europa, a Nissan tem conseguido resultados animadores com o 'i-rEzEPT', que visa integrar carros com as redes públicas e privadas de energia. 

Realizado na Alemanha, o projeto proporcionou aos participantes usarem um Nissan Leaf durante um ano não apenas para satisfazer suas necessidades de mobilidade, mas também como um sistema residencial para armazenagem de energia, produzindo sua própria eletricidade e reduzindo o custo de propriedade do carro. 

Galeria: Nissan Leaf V2G

Como parte do teste de campo, a Nissan forneceu um exemplar do Nissan LEAF e uma estação de recarga compatível para 13 moradores de toda a Alemanha – que já tinham um sistema de energia solar fotovoltaica.

Equipado com a tecnologia V2G (em inglês, vehicle-to-grid, ou do veículo para a rede), o Nissan Leaf permite que os participantes utilizem a bateria dos veículos para armazenar a energia solar gerada no telhado de suas casas e, se necessário, transferi-la para a residência ou alimentar a rede pública. 

Este projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a Bosch.IO, além dos Institutos Fraunhofer de Engenharia Industrial (IAO) e Tecnologia de Manufatura e Materiais Avançados (IFAM). A iniciativa também conta com o apoio do Ministério dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha. 

Um software da Bosch assegura que a autonomia do veículo seja minimamente afetada, pois é utilizada no máximo 10 a 30% da capacidade da bateria para fornecer energia para a residência. Se necessário, também pode ser priorizada uma recarga total do veículo – por exemplo, antes do início de um trajeto mais longo - os dados obtidos sobre o uso de eletricidade são avaliados de forma anônima.

"Os dados são necessários para fazer constatações com bases científicas a respeito do modelo de negócio da recarga bidirecional e identificar os grupos de usuários potenciais", explica Stefan Lösch do Fraunhofer IFAM.

"Principalmente porque cada vez mais pessoas estão trabalhando de casa, existe um grande potencial para utilizar a energia renovável de forma eficiente e reduzir as emissões no transporte", acrescenta Vincent Ricoux, da Nissan Center Europe. "Por isso, acreditamos que o interesse por esta tecnologia continue aumentando no futuro".

O objetivo é promover ainda mais a expansão e aceitação dos veículos elétricos, além de destacar o papel desses veículos em estabilizar as redes públicas e privadas de energia. Até que um sistema V2G acessível para os usuários se torne realidade, ainda é preciso definir principalmente o marco legal e também subsídios para a infraestrutura de recarga e o sistema de gestão de energia, para que sejam competitivos com os sistemas de armazenagem estacionária que utilizam baterias.

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