Carros elétricos da Ford e BMW terão estrutura global de baterias
A parceira Solid Power anunciou uma inédita plataforma que pode acomodar qualquer tipo de bateria
Parceira da Ford e BMW, a Solid Power é uma empresa especializada na produção de baterias de estado sólido para carros elétricos (entre outras aplicações). A empresa sediada em Colorado anunciou o lançamento de uma plataforma totalmente nova que é compatível com vários tipos de bateria. É uma espécie de estrutura básica compatível com células de diferentes composições.
Além disso, graças ao progresso feito nos últimos meses, ela também conseguiu fazer o ajuste fino de suas células de estado sólido com alto teor de silício, que logo entrarão em produção.
Galeria: "Delivering Ford+"
Versatilidade
Vamos começar pela plataforma. A Solid Power apresentou a estrutura All-Solid-State, como foi batizada sem dar muitos detalhes. É uma base para a construção de baterias que também podem ser utilizadas pela área automotiva e que podem acomodar diferentes tipos de células.
Além das baterias com eletrólito sólido fabricado pela própria empresa, também é compatível com baterias de íon-lítio tradicionais com estrutura de níquel-manganês e cobalto ou com outros tipos de baterias sem cobalto e sem níquel que podem reduzir os custos em até a 90%.
"A inovação tecnológica por trás da plataforma Solid Power nos permite oferecer um tipo de bateria de estado sólido que atenderá aos requisitos de desempenho de vários fabricantes automotivos, incluindo parceiros Solid Power como Ford e BMW", explicou Doug Campbell., CEO e cofundador of Solid Power - Nossa tecnologia de plataforma nos permite produzir baterias exclusivas para os veículos elétricos individuais de que precisam para alimentar. É por isso que estamos desenvolvendo três tipos diferentes de bateria, com características diferentes, para oferecer alternativas diferentes de acordo com as diferentes necessidades".
Baterias de estado sólido
Mas Solid Power representa também, e acima de tudo, as baterias de estado sólido. A empresa tem trabalhado neste tipo de tecnologia de ânodo de sulfeto de alta densidade desde 2017. As células atualmente têm uma capacidade de até 2 amperes quando construídas com tecnologias de células de íon de lítio padrão.
Mas, ao adotar um ânodo com alto teor de silício (como fazem outras empresas do mesmo ramo), eles podem alcançar células com capacidades de até 20 Ah. Uma primeira versão deste novo tipo de célula será conhecida no final de 2021.
Entre os objetivos está desenvolver células com capacidade de 100 Ah até 2022. Em poucos meses, a Solid Power dará início à primeira fase de produção de suas baterias de estado sólido, com o objetivo de atingir a comercialização regular até 2026. Em 5 anos a empresa poderá oferecer ao mercado um produto de alta densidade, com um alto poder de carga e grandes recursos de segurança, tendo eliminado todos os líquidos inflamáveis.
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Galeria: BMW iX
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