Volkswagen ID.4 se torna o carro elétrico mais vendido na Europa
SUV elétrico também ajudou a Volkswagen a assumir a liderança entre as marcas, com 34% de participação em abril
Em abril de 2021 o mercado automotivo na Europa cresceu 261% em relação ao mesmo mês do ano passado. Mas, em comparação com abril de 2019 (quando os efeitos nocivos da pandemia ainda não estavam presentes), as vendas caíram 23%. Em resumo, o mês passado foi o pior abril dos últimos 20 anos.
Em um cenário de luta por sinais de recuperação, são os carros elétricos que mais uma vez fazem história. Simplesmente porque seu crescimento é amplificado pela contração do mercado como um todo. Assim, os elétricos a bateria e os híbridos plug-in atingiram uma cota de participação de 15%, com os 100% elétricos crescendo 338% (71.500 unidades) e os plug-ins fechando o mês com consistentes 507% de aumento (81.000 unidades).
Galeria: Volkswagen ID.4 GTX (2021)
Volkswagen domina
Além dos números, o interessante é que o mercado de elétricos está mudando de uma forma geral. Dentro da categoria "emissões zero", novas tendências estão sendo criadas, com os clientes mostrando uma maior procura por SUVs com o VW ID.4 na liderança, o que de fato leva a Volkswagen ao topo na Europa.
Liderando o ranking de vendas de carros elétricos nos 26 mercados europeus figura a marca alemã. O primeiro lugar ficou com o ID.4 (recentemente também disponível na versão GTX), enquanto o segundo foi para o ID.3. É a primeira vez que um SUV conquistou o degrau mais alto do pódio em termos de volume de vendas entre os carros com emissão zero.
- VW ID.4: 7.335
- VW ID.3: 5.735
- Renault Zoe: 4.015
- Peugeot e-208: 3.533
- Hyundai Kona EV: 3.383
- Fiat 500 elétrico: 3.240
- Kia e-Niro: 3.150
- VW e-up!: 2.925
- smart EQ fortwo: 2.610
- Nissan Leaf: 2.394
"Os sinais de que isso iria acontecer estavam todos lá - disse Felipe Munoz, analista da Jato Dynamics - Com o ID.4 começou uma nova era para a mobilidade elétrica, uma era em que, como acontece com os carros a diesel e a gasolina, os utilitários esportivos e os crossovers são os mestres".
Munoz tem certeza: com a chegada de outros SUVs elétricos movidos a bateria, a categoria dominará inteiramente o mercado de carros elétricos.
ID.4 é o carro-chefe
Desde o momento do lançamento (e até mesmo antes) a Volkswagen havia dito que o ID.4 teria um papel fundamental na transição energética da montadora. Deixando de lado o fato de que, ao contrário do ID.3 (do qual uma variante de alto desempenho está sendo estudada), ele será vendido em todo o mundo e é um SUV. E SUVs, como sabemos, vendem muito bem.
Tão bem que graças ao ID.4, a VW chegou ao topo das montadoras em número de carros elétricos vendidos e conquistou uma participação de 34%. Considerando toda a gama (incluindo modelos a combustão), a VW fica com ainda expressivos 27% de participação.
A explicação é simples: os carros elétricos estão consumindo parte das vendas dos carros a gasolina e a diesel. O Golf, por exemplo, foi o terceiro carro mais vendido no geral em abril de 2021 (atrás do Peugeot 208 e 2008), mas registou uma queda de 49% na comparação com o mesmo mês de 2019. Se em abril de 2018 representava 2,93% dos emplacamentos em todo o mercado, agora não passa de 1,73%.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - teste
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais