O Toyota Mirai estabeleceu o recorde mundial de distância percorrida por um carro a hidrogênio com um único tanque. Foram mais de 1.000 quilômetros em vias francesas, sempre rodando com emissões zero e fazendo apenas um abastecimento.
Cinco minutos em uma estação HYSETCO para encher o tanque com H2 verde e depois partir para a viagem, que começou na quarta-feira, 26 de maio, às 05h43. No final, a missão foi cumprida e o recorde anterior de 887,5 quilômetros, registrado pelo Hyundai Nexo em meados de maio, foi superado. Os 1.003 quilômetros alcançados coroam o Toyota Mirai como o novo rei do hidrogênio em longa distância.
Um recorde que poderia ter sido ainda maior, dado que, segundo o computador de bordo, ao final do percurso o carro tinha 9 quilômetros de autonomia restantes. O consumo médio de hidrogênio foi de 0,55 kg por 100 km. A Toyota ressaltou que os resultados foram certificados por uma autoridade independente.
Para quebrar o recorde, os motoristas adotaram um estilo de 'direção ecológica'. Mas a Toyota diz que não é uma técnica especial desconhecida dos motoristas comuns. Quatro pilotos participaram da expedição, incluindo Victorien Erussard, fundador e capitão do Energy Observer, o catamarã movido a hidrogênio da Toyota.
Não é segredo que a Toyota acredita fortemente no hidrogênio, como demonstrado pelo carro projetado para o Papa e pelos experimentos também fora do mundo das quatro rodas.
"Estou muito feliz por ter trazido este desafio de 1.000 km para as rodas do novo Mirai", disse entusiasmado o recordista da empresa. Segundo Erussard, "a mobilidade do hidrogênio já está aqui hoje".
Frank Marotte, CEO da Toyota França, disse que a conquista do carro japonês é incrível. "Gostaria de agradecer às equipas da Toyota França e da Toyota Europa - continuou -, bem como a Victorien do Energy Observer, com quem partilhamos a mesma visão e a mesma ambição. É por meio de parcerias sólidas que poderemos contribuir para uma sociedade melhor e mais ecologicamente correta. Tendo em mente a ambição da Toyota de ir 'Além do Zero': ocupe o seu lugar no futuro".
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Combustível do futuro? Hidrogênio falha nos EUA com preço alto e postos fechando
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Porque pensei em comprar um Toyota a hidrogênio usado barato e desisti
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Recorde: Toyota Mirai a hidrogênio roda 1.360 km com um tanque
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Seria o hidrogênio um futuro automotivo que nunca se concretiza?