SUV compacto elétrico da Peugeot estreia em 2025 e virá ao Brasil
Modelo faz parte do programa global da Peugeot de carros inteligentes destinados a mercados emergentes
A Peugeot segue um roteiro que inclui o lançamento de uma nova linha de carros elétricos nos próximos anos. E seguindo a tendência do mercado, a marca francesa também apostará no segmento dos chamados SUVs urbanos compactos com o modelo que está sendo chamado de e-1008 que também será lançado no Brasil.
De acordo com o que foi apurado pelos nossos amigos do L'argus, o SUV compacto urbano, batizado de projeto Peugeot P44, será construído em uma versão simplificada da plataforma CMP e irá compartilhar muitos elementos com as próximas gerações de Citroën C3 e C3 Aircross, previstos para 2024.
Considerando pelos europeus um sucessor espiritual do Peugeot 1007, que não foi exatamente um sucesso, o futuro modelo é um projeto mais focado nos mercados emergentes. O SUV compacto da Peugeot terá 4,15 metros de comprimento e chegará ao mercado em 2025, segundo relatado.
No entanto, seu visual ainda não está definido. Segundo a publicação francesa, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares pediu expressamente a Matthias Hossann - o novo diretor de design da Peugeot - que retrabalhasse os designs criados na época de seu antecessor, Gilles Vidal, que agora trabalha para a rival Renault.
Galeria: Peugeot 1007
* O Peugeot 1007 durou pouco tempo no mercado e nunca alcançou o sucesso
No momento, o que temos são esboços e ilustrações que nos dão uma ideia de como será o pequeno SUV da Peugeot. O que se sabe sobre o design é que o modelo terá um estilo mais 'quadradinho', apostando em formas cúbicas para transparecer maior robustez e proposta 'aventureira', algo próximo do que vemos no Jeep Renegade.
Por fim, a matéria adianta que o modelo será oferecido no Brasil em versões com motores flex, mas ele também será vendido na Europa, no entanto, apenas na variante 100% elétrica - ainda não está claro se a versão zero emissões estará disponível por aqui desde o lançamento.
Com proposta de ser um carro elétrico mais acessível, o futuro Peugeot e-1008 será mais leve por conta de um conjunto de baterias menor e terá um motor elétrico que deve ficar abaixo dos 100 cv de potência, tudo para reduzir o preço final - a montagem será realizada na fábrica de Trnava, na Eslováquia, local onde são produzidos os modelos Peugeot 208 e Citroën C3 para o mercado europeu.
Dada a proposta desse projeto (focado na Índia, Brasil e demais mercados emergentes), não podemos descartar que ao menos as versões com motores flex sejam produzidas na fábrica da PSA em Porto Real (RJ), com a importação somente das versões 100% elétricas. Vamos aguardar por mais novidades.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: L'Argus
Galeria: Peugeot e-2008 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro