A Peugeot segue um roteiro que inclui o lançamento de uma nova linha de carros elétricos nos próximos anos. E seguindo a tendência do mercado, a marca francesa também apostará no segmento dos chamados SUVs urbanos compactos com o modelo que está sendo chamado de e-1008 que também será lançado no Brasil.
De acordo com o que foi apurado pelos nossos amigos do L'argus, o SUV compacto urbano, batizado de projeto Peugeot P44, será construído em uma versão simplificada da plataforma CMP e irá compartilhar muitos elementos com as próximas gerações de Citroën C3 e C3 Aircross, previstos para 2024.
Considerando pelos europeus um sucessor espiritual do Peugeot 1007, que não foi exatamente um sucesso, o futuro modelo é um projeto mais focado nos mercados emergentes. O SUV compacto da Peugeot terá 4,15 metros de comprimento e chegará ao mercado em 2025, segundo relatado.
No entanto, seu visual ainda não está definido. Segundo a publicação francesa, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares pediu expressamente a Matthias Hossann - o novo diretor de design da Peugeot - que retrabalhasse os designs criados na época de seu antecessor, Gilles Vidal, que agora trabalha para a rival Renault.
* O Peugeot 1007 durou pouco tempo no mercado e nunca alcançou o sucesso
No momento, o que temos são esboços e ilustrações que nos dão uma ideia de como será o pequeno SUV da Peugeot. O que se sabe sobre o design é que o modelo terá um estilo mais 'quadradinho', apostando em formas cúbicas para transparecer maior robustez e proposta 'aventureira', algo próximo do que vemos no Jeep Renegade.
Por fim, a matéria adianta que o modelo será oferecido no Brasil em versões com motores flex, mas ele também será vendido na Europa, no entanto, apenas na variante 100% elétrica - ainda não está claro se a versão zero emissões estará disponível por aqui desde o lançamento.
Com proposta de ser um carro elétrico mais acessível, o futuro Peugeot e-1008 será mais leve por conta de um conjunto de baterias menor e terá um motor elétrico que deve ficar abaixo dos 100 cv de potência, tudo para reduzir o preço final - a montagem será realizada na fábrica de Trnava, na Eslováquia, local onde são produzidos os modelos Peugeot 208 e Citroën C3 para o mercado europeu.
Dada a proposta desse projeto (focado na Índia, Brasil e demais mercados emergentes), não podemos descartar que ao menos as versões com motores flex sejam produzidas na fábrica da PSA em Porto Real (RJ), com a importação somente das versões 100% elétricas. Vamos aguardar por mais novidades.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: L'Argus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008