Conforme antecipamos, a nova geração do Peugeot 208 chegou ao Brasil. Em uma apresentação online realizada na manhã desta terça-feira (8), a marca francesa anunciou a estreia do hatchback compacto em quatro versões de acabamento mais a inédita versão 100% elétrica e-208 GT para ocupar o topo da gama. (clique aqui para ver a matéria do Motor1 com os detalhes das demais versões).
Importado da Europa, o novo Peugeot e-208 GT passou por algumas modificações em relação ao modelo europeu levando em conta o clima e (principalmente) o tipo de pavimento para mais segurança na rodagem. As alterações incluem reforços como a aplicação de chapas metálicas de proteção em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre. A suspensão recebeu ajuste específico e bandejas reforçadas. Os pneus são do mesmo modelo, mas passam a ser do tipo Classe C, mais reforçados.
Construído sobre a plataforma e-CMP, o e-208 GT está equipado com o motor elétrico de 136 cv (100 kW) e 26,5 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 50 kWh. O conjunto de propulsão garante aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e velocidade máxima de 150 km/h - a autonomia é de 340 km com uma única carga (WLTP).
Há três modos de condução disponíveis: "eco", que tem como foco a otimização da autonomia; "drive" para um uso equilibrado no deslocamento diário e "sport", que prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.
Também há dois modos de frenagem, selecionados por meio da alavanca de câmbio e com diferentes critérios de regeneração de energia das baterias: "moderado", para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e "aumentado", para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.
Conforme a marca antecipou, o 208 elétrico está equipado com o Peugeot Driver Assist, sistema de assistência ao motorista que inclui itens como alerta de colisão em dois níveis, frenagem de emergência, alerta e correção de mudança de faixa, assistente de farol alto e reconhecimento de placas e sinais de trânsito.
A nova geração do compacto também trouxe o chamado Peugeot i-Cockpit 3D, uma evolução do conceito utilizado na geração anterior que agora conta com quadro de instrumentos holográfico 3D, central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque com Google Android Auto e Apple CarPlay. Outra comodidade disponível é o carregamento de smartphone sem fio e freio de estacionamento elétrico.
O carregamento pode ser feito em tomadas convencionais do tipo residenciais ou carregadores rápidos, como os encontrados em estações de recarga. Dependendo no nível de carga e do carregador utilizado, é possível carregar 80% da bateria em apenas 30 minutos.
Segundo a marca, os compradores do 208 e-GT receberão um sistema de recarga das baterias da unidade de potência desenvolvido especificamente para recargas em tomadas convencionais. Este conjunto foi completamente concebido no Brasil, considerando todo o espectro técnico local, como padrão das tomadas, tensão e frequência da rede.
Disponível para encomendas a partir de hoje (ainda sem preço divulgado), a versão elétrica 208 e-GT está prevista para começar a chegar ao mercado no início do ano que vem.
Fotos: Motor1.com (proibida reprodução sem autorização prévia)
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