A Volkswagen anunciou nesta semana que os primeiros carros elétricos da marca foram colocados em serviço na ilha grega Astypalea. A ação é parte de um estudo acadêmico que servirá de referência para o resto da Europa e tem como objetivo avaliar como funciona uma transição total para a mobilidade elétrica.
Após uma carta de intenções assinada no ano passado entre a Volkswagen e o governo da Grécia, o projeto agora começa a preparar Astypalea para se tornar uma ilha inteligente e mais sustentável. Os primeiros veículos elétricos, incluindo o primeiro carro de polícia totalmente elétrico da Grécia, foram colocados em serviço na ilha grega na presença de autoridades e também de Herbert Diess, CEO da Volkswagen: "Astypalea é um futuro laboratório para a Europa".
Na ocasião, também foram inaugurados os primeiros pontos de recarga públicos e privados. O evento marcou o lançamento da transição para a eletrificação completa em Astypalea. Nos próximos anos, a ilha quer mudar para uma mobilidade inteligente e mais sustentável e modernizar completamente seu sistema de energia.
"Estaremos pesquisando em tempo real o que motiva as pessoas a mudar para a e-mobilidade e quais incentivos são necessários para fazer a transição para um estilo de vida mais sustentável. As aprendizagens vão ajudar a acelerar a transformação para uma mobilidade mais sustentável e energias renováveis na Grécia. Em todo o mundo, a proteção do clima está ganhando enorme força."
"A Volkswagen tem conduzido essa mudança, oferecendo uma gama completa de mobilidade mais sustentável - de veículos elétricos com zero emissões diretas, para carregamento, para soluções de energia mais sustentáveis. Astypalea pode se tornar um modelo para uma transformação rápida, promovida pela estreita colaboração de governos e empresas." disse Herbert Diess.
A polícia, a autoridade aeroportuária e a administração da ilha irão utilizar os primeiros veículos zero emissão. A venda de veículos elétricos a particulares terá início no final de junho, onde os clientes poderão escolher entre os modelos Volkswagen e-up!, ID.3 e ID.4, bem como o SEAT MÓ eScooter.
Por sua vez, o governo grego também está apoiando a transição para a mobilidade eletrônica com amplos subsídios. Posteriormente, serão lançados novos serviços de mobilidade - os preparativos já estão sendo feitos para um serviço de compartilhamento de carros totalmente elétrico e um serviço de compartilhamento de caronas.
O sistema de geração de energia será convertido em energias renováveis em duas fases: em 2023, um novo parque solar fornecerá cerca de 3 megawatts de energia, cobrindo 100 por cento da energia necessária para carregar os veículos elétricos e mais de 50 por cento da demanda energética geral da ilha.
Em 2026, o novo sistema de energia será expandido para cobrir mais de 80 por cento da demanda total de energia. Além disso, um sistema de armazenamento de bateria ajudará a equilibrar a rede e a fazer pleno uso do parque solar. As emissões de CO2 do sistema de energia da ilha podem ser reduzidas significativamente, enquanto os custos de energia podem cair em pelo menos 25% - atualmente, a ilha é abastecida com energia de geradores a diesel.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos