Considerada por muitos um paraíso por suas praias e paisagens pitorescas, uma ilha grega também pode também se tornar um lugar perfeito para uma mobilidade composta somente por veículos elétricos. Com esse objetivo em mente, o Grupo Volkswagen e a Grécia assinaram uma carta de intenções para estabelecer um sistema de mobilidade elétrica inovador na ilha mediterrânea de Astypalea.
A ideia é implantar cerca de 1.000 veículos elétricos de vários tipos - desde scooters elétricos (da SEAT) até carros elétricos como ID.3, possivelmente o ID.4 e até a versão de produção do conceito Buzz (Kombi elétrica) - que substituiriam cerca de 1.500 carros convencionais existentes na ilha hoje.
Combinado com uma densa rede de recarga (pela subsidiária Elli da Volkswagen) e eletricidade renovável (solar e eólica), ela se tornaria uma "ilha modelo em mobilidade neutra para o clima".
O projeto prevê sistemas elétricos de caronas e veículos compartilhados para residentes (1.334) e turistas (mais de 72.000 por ano).
Veículos comerciais e utilitários também serão eletrificados:
"Veículos comerciais de empresas locais, bem como veículos utilitários na ilha - como veículos da polícia, serviços de transporte de emergência e frotas do setor público - também serão eletrificados."
Como a ilha é relativamente pequena (cerca de 97 quilômetros quadrados), deve ser bastante fácil conduzir uma ampla eletrificação. A previsão é que o projeto tenha, inicialmente, uma duração de seis anos.
"Astypalea atualmente tem apenas um serviço de transporte público muito limitado, com dois ônibus que operam apenas em uma pequena área da ilha. Atualmente, a demanda de energia é quase totalmente atendida por fontes de combustíveis fósseis. A ilha aspira ser pioneira no turismo sustentável em nos próximos anos e, por isso, apoia a mobilidade sustentável. A República Helênica apoia esta transformação no quadro do seu Plano Nacional de Energia e Clima."