Considerada por muitos um paraíso por suas praias e paisagens pitorescas, uma ilha grega também pode também se tornar um lugar perfeito para uma mobilidade composta somente por veículos elétricos. Com esse objetivo em mente, o Grupo Volkswagen e a Grécia assinaram uma carta de intenções para estabelecer um sistema de mobilidade elétrica inovador na ilha mediterrânea de Astypalea.

A ideia é implantar cerca de 1.000 veículos elétricos de vários tipos - desde scooters elétricos (da SEAT) até carros elétricos como ID.3, possivelmente o ID.4 e até a versão de produção do conceito Buzz (Kombi elétrica) - que substituiriam cerca de 1.500 carros convencionais existentes na ilha hoje.

Combinado com uma densa rede de recarga (pela subsidiária Elli da Volkswagen) e eletricidade renovável (solar e eólica), ela se tornaria uma "ilha modelo em mobilidade neutra para o clima".

Grupo Volkswagen e Grécia criarão ilha modelo para mobilidade neutra para o clima

O projeto prevê sistemas elétricos de caronas e veículos compartilhados para residentes (1.334) e turistas (mais de 72.000 por ano).

Veículos comerciais e utilitários também serão eletrificados:

"Veículos comerciais de empresas locais, bem como veículos utilitários na ilha - como veículos da polícia, serviços de transporte de emergência e frotas do setor público - também serão eletrificados."

Como a ilha é relativamente pequena (cerca de 97 quilômetros quadrados), deve ser bastante fácil conduzir uma ampla eletrificação. A previsão é que o projeto tenha, inicialmente, uma duração de seis anos.

Grupo Volkswagen e Grécia criarão ilha modelo para mobilidade neutra para o clima

"Astypalea atualmente tem apenas um serviço de transporte público muito limitado, com dois ônibus que operam apenas em uma pequena área da ilha. Atualmente, a demanda de energia é quase totalmente atendida por fontes de combustíveis fósseis. A ilha aspira ser pioneira no turismo sustentável em nos próximos anos e, por isso, apoia a mobilidade sustentável. A República Helênica apoia esta transformação no quadro do seu Plano Nacional de Energia e Clima."

Galeria: Volkswagen I.D. Buggy at the Concours d’Elegance