O Tesla Model S Plaid chegou. Não só no sentido de que foi finalmente revelado com uma apresentação realizada na fábrica de Fremont onde o próprio Elon Musk falou aos presentes, mas também no fato de que o supercarro foi entregue aos primeiros proprietários.
Incluído na gama de modelos para substituir a variante Performance, eis o Tesla mais potente de todos os tempos e assim será até a chegada do novo Roadster, já que a versão ainda mais exagerada Plaid+, inicialmente prevista para 2022 foi cancelada.
O Tesla Model S adota o trem de força chamado Palladium que consiste em três motores elétricos que entregam uma potência total de 1.034 cv. O suficiente para empurrar o carro-chefe da marca de 0 a 96 km/h em 1,99 segundo e fazê-lo cobrir o quarto de milha em 9,23 segundos a uma velocidade de 249,4 km/h. Em termos de velocidade máxima, porém, o Model S vai a 322 km/h.
O desempenho neste nível é garantido por uma inovação tecnológica interessante. "Pelo que sabemos - disse Elon Musk - é a primeira vez que um carro de produção adota motores elétricos com rotor de carbono. É uma coisa muito difícil de fazer porque o carbono e o cobre têm taxas de expansão térmica muito diferentes, mas isso nos permite alcançar potências superiores".
Agora chegamos ao que foi revelado na noite passada. Em primeiro lugar, o carro passou por alguns ajustes estéticos para aprimorar a aerodinâmica. Já o Cx é de 0,208, que é o valor mais baixo entre os modelos de produção em série.
Além disso, durante a apresentação, Elon Musk disse que o carro tem autonomia de 628 km e pode recuperar 300 km em 15 minutos. O que significa um carregamento mais rápido no Plaid do que no atual Model S. Pena, porém, que ele não tenha entrado em detalhes. No entanto, ele disse que os Superchargers V3, que por enquanto carregam a 250 kW, poderiam aumentar de potência para 280 e até 300 kW, sem dar mais detalhes.
Sabe-se também que no novo Model S, e portanto também no Plaid, estreia uma nova bomba de calor que, segundo as palavras do chefão de Palo Alto, "É 30% mais eficiente quando está frio e também requer 50% menos energia para aquecer o habitáculo".
Em termos de conforto, o carro elétrico foi equipado com vidros mais espessos para melhor isolamento acústico em um habitáculo que conta com um novo sistema de áudio de 22 alto-falantes com potência de 920 watts. Também marca presença a nova interface de usuário equipada com processadores AMD que também estão presentes nos consoles de jogos de última geração, como o PlayStation 5. Também neste ponto, o Model S Plaid é o carro mais rápido do mercado.
No geral, a aparência interna agora ficou mais alinhada com a do Model 3 e Model Y. E o volante “Yoke” foi confirmado. Elon Musk não entrou em detalhes, apenas disse que garante ótima visibilidade - provavelmente também estará disponível um volante convencional.
A produção dos Plaids começará com 100 exemplares por semana e chegará a 1.000 por semana até o terceiro trimestre do ano. O preço nos Estados Unidos agora é de US$ 129.900 (R$ 667.200).
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Tesla supera previsões e bate recorde de produção e vendas no 2º trimestre
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla faz recall de 817.000 veículos por falha em alerta do cinto