A VWCO informou o início da produção em série do Volkswagen e-Delivery. O caminhão elétrico que foi 100% concebido, desenvolvido, testado e aprovado no Brasil está sendo montado em Resende (RJ), que se torna a primeira fábrica do país com montagem em larga escala de veículos zero emissões.
Compartilhando a mesma linha de produção dos caminhões a diesel (para maior eficiência e redução de custos), a primeira unidade do caminhão elétrico a ser montada foi um e-Delivery 11 toneladas 4x2, que irá compor a frota da própria montadora.
"Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige. Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país", afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
Ao todo, a VWCO - Volkswagen Ônibus e Caminhões investiu cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento e no complexo produtivo do e-Delivery. Isso possibilitou a criação de uma nova área de cerca de 1.000 metros quadrados dedicada exclusivamente à eletrificação: o e-Shop, que na prática é coração da montagem elétrica, o espaço dedicado em que os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez para serem ligados.
O centro de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação. Todos os colaboradores da empresa receberam uma capacitação específica para atuarem nesse novo cenário.
A VWCO destaca ainda que a produção do caminhão elétrico e-Delivery se beneficia de todos os ganhos da indústria 4.0 agregados pela empresa em seu processo desde o lançamento da nova linha Delivery, que conta com um nível de automação de 60% na armação de sua cabine. Também predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada veículo para programação dos robôs.
Projeto desenvolvido pela VWCO do Brasil em parceria com a AmBev, o caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery pode ter capacidade de carga entre 9 e 11 toneladas e está equipado com um motor elétrico produzido pela WEG de 109 cv de potência e 50,1 kgfm de torque associado a uma transmissão automática.
O sistema é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura que garantem autonomia de 200 km - o tempo para recarga completa é de 3 horas (carregamento lento) ou 30% de autonomia em 15 minutos (carga rápida).
A parceira Ambev é um dos maiores clientes e receberá as 100 primeiras unidades do caminhão elétrico ainda neste ano, de um pedido total de mais de 1.600 exemplares do e-Delivery a serem entregues até 2023.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos