Faltando pouco tempo para o início de produção em série do Volkswagen e-Delivery, a VW Caminhões e Ônibus anuncia a instalação da Baterias Moura em seu complexo industrial em Resende (RJ). A empresa fornecedora de baterias chega com a missão de cuidar de processos específicos do caminhão elétrico a partir deste semestre.

Agora integrada ao e-Consórcio, uma parceria criada com o objetivo de desenvolver o primeiro caminhão elétrico totalmente projetado no país, a Baterias Moura assume a responsabilidade de fornecer sistemas de baterias de lítio e seus componentes, em parceria com a gigante chinesa CATL.

Galeria: Volkswagen e-Delivery

A Moura também cuidará de diversos processos relacionadas como montagem, parametrização e testes dos sistemas elétricos do e-Delivery. De acordo com a VWCO, sua chegada também destaca a importância da área de novos produtos da planta de Resende como importante centro de desenvolvimento da mobilidade elétrica.

"Há 25 anos, desenvolvemos o processo produtivo do Consórcio Modular e agora, coroamos essa trajetória com mais um feito pioneiro: a manufatura de veículos elétricos, ao lado de parceiros de peso, como a Moura. Juntos, avançaremos no desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil", afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Conforme anunciado, a produção em série do Volkswagen e-Delivery ocorrerá até o fim do mês, mas no momento o caminhão elétrico já está sendo montado em pequenas quantidades na chamada 'fabrica-laboratório' em uma etapa que teve início ainda no ano passado. 

Segundo a VWCO, nessa fase são definidos os parâmetros e treinamento dos processos produtivos. Esse mapeamento está adequação as linhas de montagem que abrigarão a produção em série do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico a ser montado no local.

Volkswagen e-delivery producao

Sistema de baterias

Ponto crucial na montagem do caminhão elétrico, as baterias de alta tensão requerem treinamento específico. Esse processo envolve tanto a montagem do kit de baterias como o comissionamento - quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos para lidar com tensões superiores a 600 volts.

"A produção do e-Delivery marca o início de forma estruturada da eletrificação veicular no Brasil e a Moura tem muito orgulho de fazer parte desse processo junto com a VWCO. A Moura sempre esteve na vanguarda, desenvolvendo soluções em baterias que pudessem atender as demandas mais avançadas, assim como as do e-Consórcio. Mais uma vez integramos o epicentro do movimento de inovação do setor automotivo ao firmar esta importante parceria com a VWCO e a CATL", afirma Sérgio Moura, presidente do Conselho de Administração da Acumuladores Moura.

O lançamento do e-Delivery envolve não somente a preparação do veículo em si, mas também toda a infraestrutura necessária para a nova realidade elétrica, o que inclui os novos carregadores de alta capacidade que podem recarregar as baterias do caminhão elétrico em até 1 hora. 

e-Consórcio

A ideia do e-Consórcio é um sistema de produção inovador onde sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.

Considerando as peculiaridades da mobilidade elétrica, a VWCO está desenvolvendo um processo que envolve os parceiros na produção, montagem, entrega e infraestrutura de carregamento dos caminhões elétricos.

A Maxion fornece chassis e rodas. Já a Meritor é responsável pelo conjunto de suspensões metálicas e eixos, enquanto a Suspensys assume as suspensões pneumáticas. A Powertrain, joint-venture formada pela Cummins e pela MWM International, fornece motores e a Aethra arma a cabine. A Carese cuida da pintura e, finalmente, a Kroschu instala o acabamento interno. A Moura vai entrar agora para fornecer as baterias dos caminhões elétricos da marca.

Projeto desenvolvido pela VWCO do Brasil em parceria com a AmBev, o caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery terá capacidade de carga entre 9 e 11 toneladas e está equipado com um motor elétrico produzido pela WEG de 109 cv de potência e 50,1 kgfm de torque associado a uma transmissão automática.

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