A Renault anunciou o lançamento da Mobilize no começo do ano, uma submarca de veículos elétricos compactos destinados a serviços de compartilhamento e entregas urbanas. Na sequência revelou o conceito EZ-1 que deu origem a três carros elétricos que estão sendo apresentados agora: Duo, Bento e Hippo.
A Mobilize é um braço da Renault dentro da sua estratégia 'Renaulution', para oferecer serviços de mobilidade nas cidades através de veículos compartilhados e além disso tem foco na economia circular, trabalhando em como dar uma segunda vida às baterias, reciclá-las e desenvolver plataformas de última geração para o gerenciamento dessas novas demandas.
Falando dos novos carros, o primeiro é o Mobilize DUO: um carro elétrico de passageiros de dois lugares para o serviço próprio de compartilhamento. Ele tem o porte aproximado de um Citroen Ami e pode acomodar duas pessoas. A marca francesa anunciou que o modelo é até 95% reciclável.
Projetado para o serviço de entregas, o Mobilize BENTO é uma variante de carga baseado no DUO e possui um compartimento de carga com volume de um metro cúbico.
Já o Mobilize HIPPO é um pequeno veículo elétrico para entrega de mercadorias em áreas onde a circulação de veículos com motores a combustão é proibida, como em armazéns fechados ou em regiões centrais das cidades. O pequeno veículo elétrico pode transportar até três metros cúbicos de carga com peso de até 200 quilos.
Em termos de especificações, os veículos serão equipados com uma a quatro baterias com capacidade de 2,3 kWh a 9,2 kWh. A reserva de energia não é informada, mas para comparação, o mencionado Citroen Ami equipado com uma bateria de 5,5 kWh tem autonomia de até 75 quilômetros. Em outras palavras, é improvável que os carros da Mobilize consigam ser utilizados fora do circuito urbano.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Brasil já possui mais de 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos