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Volvo terá bateria 'da casa' que estreia no próximo XC60 elétrico

Marca sueca fechou uma parceria estratégica com a Northvolt para construir giga-fábrica de células de 50 GWh

Volvo Car Group and Northvolt to join forces in battery development and production

Rumo a um futuro de carros elétricos, a Volvo anunciou uma parceria estratégica com a Northvolt que vai desde o desenvolvimento das células, passando pelo fornecimento de baterias para veículos elétricos e inclui numa fase posterior a produção interna das mesmas.

A intenção é desenvolver e produzir em conjunto a próxima geração de carros totalmente elétricos das marcas Volvo e Polestar de forma sustentável (instalações movidas a eletricidade 100% renovável).

Galeria: Northvolt fábrica de baterias

Primeiro centro de P&D 

O primeiro passo desta parceria será um novo centro de pesquisa e desenvolvimento na Suécia, que começará a operar em 2022. Ele funcionará com células de bateria de última geração e sistemas de bateria para veículos elétricos Volvo e Polestar.

"O objetivo do centro é aproveitar a experiência em baterias de ambas as empresas e desenvolver células de bateria de última geração e tecnologias de integração de veículos, desenvolvidas especificamente para uso em carros Volvo e Polestar."

A segunda fase envolve um acordo de fornecimento entre o Volvo Car Group e a Northvolt para 15 GWh de células de bateria por ano, a partir de 2024. Essas baterias serão produzidas na fábrica de baterias Northvolt Ett da Northvolt em Skellefteå, Suécia e acreditamos que essas células já utilizem a tecnologia mais recente, desenvolvida no centro conjunto de P&D.

Joint venture e giga-fábrica

A última etapa do plano é a constituição de uma joint venture de baterias - essencialmente uma giga-fábrica que deve produzir até 50 GWh de células anualmente. Esta futura unidade também estará localizada na Europa e entrará em operação em 2026.

Em tese, o contrato de fornecimento de 15 GWh mais a capacidade de 50 GWh/ano da giga-fábrica seriam suficientes para produzir anualmente 650.000 carros elétricos com baterias de 100 kWh (ou ainda mais se as baterias tiverem menor capacidade).

"Juntamente com os acordos de fornecimento de baterias anunciados anteriormente, uma parceria com a Northvolt garantirá as necessidades de células de bateria europeias que irão conduzir os ambiciosos planos de eletrificação da Volvo Cars. A Volvo Cars pretende vender 50% de carros elétricos puros até meados desta década e até 2030 tem como meta vender apenas carros totalmente elétricos."

"A parceria com a Northvolt é fundamental para a ambição da Volvo Cars de se tornar líder no segmento de carros elétricos premium e vender apenas veículos elétricos puros até 2030. Também representa um passo importante na expansão da competência de desenvolvimento interno do Grupo Volvo Car. juntamente com parcerias com verdadeiros líderes em tecnologia."

XC60 100% elétrico confirmado

Como dissemos recentemente, a Volvo revelou que o primeiro carro elétrico a utilizar as novas células de bateria desenvolvidas em conjunto será o sucessor totalmente elétrico do XC60. Provavelmente se chamará Volvo XC60 Recharge e deve estrear a partir de 2024, exclusivamente como um veículo elétrico, sem oferecer versões híbridas plug-in ou a combustão.

"O primeiro carro com células de bateria desenvolvidas por meio da joint venture será o sucessor elétrico do modelo XC60 mais vendido da Volvo Cars."

Atualmente, todos as questões e a formação da joint venture ainda estão sujeitos à negociação final e acordos entre as partes, incluindo a aprovação final do conselho.

Galeria: Volvo XC60 (2022)