O novo Volvo C40 elétrico está confirmado para o Brasil. Nesta terça-feira (18), durante o lançamento do XC40 elétrico por aqui, a marca sueca anunciou que o recém-apresentado SUV-cupê, seu segundo modelo totalmente elétrico, será lançado no país no máximo até o início do próximo ano. 

Derivado do XC40 Recharge, o C40 se distingue pelo estilo 'suv-cupê' e uma aparência geral mais esportiva em relação ao irmão mais velho. O novo Volvo C40 está equipado com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de íon-lítio de 78 kWh que confere ao modelo uma autonomia de até 420 km, o mesmo conjunto do irmão SUV, que confere alcance um pouco mais por conta da melhor aerodinâmica. 

Galeria: Volvo C40 Recharge

O sistema de propulsão também é o mesmo do XC40, com configuração de tração integral que entrega potência combinada de 408 cv (300 quilowatts) e 67,3 kgfm de torque. O desempenho é idêntico, precisando de 4,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h antes de atingir a velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente). 

Criado desde o zero como um carro elétrico, o C40 tem uma abordagem ecológica mais ampla, sendo o primeiro veículo da marca a não possuir estofamento em couro, por exemplo. Além disso, o modelo traz novos conceitos de produção, com uma gama de versões simplificada que permite otimizar o tempo de produção e garantir entregas mais rápidas para os clientes.

Um ponto de destaque é o visual externo mais musculoso do Volvo C40, principalmente na parte inferior. Ele mescla elementos de SUV/crossover com linhas mais esportivas, principalmente do meio para a traseira, que ostenta um teto com caída bem acentuada. 

Segundo a Volvo, o novo C40 será um lançamento importante para a marca aqui no Brasil e, junto com o XC40, ajudará a alavancar as vendas de carros totalmente elétricos por aqui. A data exata de estreia ainda não foi definida, mas a marca sueca disse que prepara a chegada para algum momento após o início de entregas do XC40 elétrico, que acontecerá em setembro.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram