O novo Volvo XC40 100% elétrico já está disponível para encomendas no Brasil. Em uma apresentação realizada na manhã desta terça-feira (18), a Volvo confirmou a chegada da versão totalmente elétrica do SUV compacto ao país pelo preço de R$ 389.950

De acordo com a Volvo, a pré-reserva do XC40 elétrico pode ser feita tanto nos canais digitais da empresa como nas concessionárias. As primeiras entregas acontecem em setembro. 

Galeria: Volvo XC40 Recharge (2020)

Medindo 4,42 metros de comprimento, o Volvo XC40 Recharge Pure tem menor altura de rodagem em comparação aos modelos híbridos (211 mm para 175 mm), enquanto o porta-malas teve a capacidade reduzida de 460 para 413 litros. Em compensação, o SUV compacto ganhou um 'frunk' (pequeno bagageiro) na dianteira com 31 litros. 

Na cabine, os destaques são o novo painel de instrumentos digital e o novo sistema de informação e entretenimento, que abriga uma versão 'pura' do Google e traz recursos como Google Maps, Google Play Store e Google Assistente, que permite o uso do assistente de voz para controlar algumas funções do veículo. O SUV elétrico conta ainda com controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos de assistência. 

Avaliação: Volvo XC40 Recharge elétrico - interior

O Volvo XC40 elétrico está equipado com dois motores elétricos (um em cada eixo) para um total de 413 cv de potência e 67,3 kgfm de torque. A Volvo informa que o SUV compacto elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e vai a 180 km/h.

A energia é fornecida pelo conjunto de baterias de 78 kWh, que proporciona uma autonomia de 413 km pelo ciclo WLTP com uma carga.

Em uma estação de carregamento rápido a 150 kW, o tempo necessário para recuperar 80% da carga é de 40 minutos. Em uma wallbox de 11 kW, é possível dar uma carga completa em pouco mais de 7 horas, enquanto que em uma tomada residencial esse tempo sobe para 11 horas.

A Volvo pretende vender cerca de 300 unidades do XC40 elétrico na fase de pré-venda, uma versão que responderá inicialmente por 15% de participação das vendas dentro da linha XC40, ficando o restante com as variantes híbridas. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram