1/3 dos motoristas não sabe o que as placas verdes significam
Dica: elas são utilizadas apenas em veículos com zero emissão
Um terço dos motoristas do Reino Unido não sabe o que representam as novas placas verdes liberadas para carros com emissão zero, de acordo com um novo estudo. A pesquisa da AA (The Automobile Association) com mais de 14.000 motoristas descobriu que 31% não tinham ideia de que a parte verde nas placas indicavam que o carro não produzia emissões de escapamento.
As placas foram introduzidas no final do ano passado em uma tentativa de aumentar a conscientização sobre os carros elétricos e para tornar mais fácil para os órgãos incentivarem esse tipo de veículo. Acredita-se que os 'emplacamentos verdes' irão melhorar a aceitação da tecnologia e tornar mais fácil aplicar esquemas como estacionamento gratuito para veículos elétricos.
Galeria: Nissan - placas de veículos verdes
No entanto, as placas não são exclusivamente para carros movidos a bateria. Embora em número reduzido, os veículos com células de combustível de hidrogênio também podem usar as abas verdes, que podem ser instaladas em veículos com emissão zero, independentemente da idade.
O estudo do AA descobriu que 63% dos entrevistados conseguiam identificar corretamente o significado das placas verdes, com os motoristas mais jovens mais propensos a saber a resposta correta. Quase três quartos (74%) dos jovens de 18 a 24 anos identificaram as placas corretamente, em comparação com 58% dos maiores de 65 anos.
Os motoristas em Londres tinham maior probabilidade de saber o que as placas representam, com 66% dando a resposta certa. Já os motoristas do País de Gales (59 por cento) e da Irlanda do Norte (54 por cento) foram os menos propensos a compreender o significado das placas verdes.
Dos 6% dos entrevistados que deram respostas incorretas, 53 pessoas disseram que pensavam que as placas mostravam que o motorista era cidadão irlandês. Outros 36 pensaram se tratar do fato que o motorista era membro do Partido Verde, enquanto 35 pessoas chegaram a dizer que as placas significavam um motorista que votou pelo Brexit.
"O fato de um terço não saber o significado de uma placa verde não me surpreendeu muito", disse Edmund King, o presidente da AA e motorista de carro elétrico."Várias pessoas olham fixamente para a minha placa do carro ou me perguntam sobre a placa verde. No entanto, acho que essas placas se tornarão uma visão mais comum, uma vez que se projeta que os veículos elétricos representarão um quarto das vendas de carros novos em 2025."
"Essas placas indicam que há agora uma gama crescente de carros que estão ficando elétricos e enviam uma mensagem de que isso está se tornando o novo normal. Para encorajar uma aceitação mais rápida, os incentivos devem permanecer no local para reduzir o preço de compra de VEs e carregadores domésticos. Movimentos radicais como o corte do imposto agregado em certos modelos de carros elétricos também acelerariam a aceitação."
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
BYD: Novo SUV elétrico compacto é revelado em primeiras imagens
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança