Divisão de veículos elétricos comerciais da GM, a BrightDrop está fazendo tudo o que pode para lançar a tempo seu modelo EV600. E para isso, a empresa norte-americana pretende recorrer a um fornecedor para iniciar a produção da van elétrica até o fim de 2021, como previsto anteriormente. 

Segundo a matéria do Automotive News, com base em relatos de pessoas familiarizadas com assunto, a GM irá contar com a ajuda da alemã Kuka AG para produzir seus primeiros veículos elétricos comerciais e iniciar o mais rápido possível as entregas para a FedEx.

Galeria: GM BrightDrop EV600 e EP1

Tal movimento reflete uma decisão incomum na indústria e também mostra como a GM quer cumprir seus prazos e não ficar de fora deste segmento bastante promissor. Lembrando que a empresa anunciou o lançamento da sua primeira van comercial elétrica em janeiro:

"Eles só querem que tudo dê certo", disse Mike Van Boekel, presidente da Unifor Local 88, que representa cerca de 1.500 trabalhadores horistas da fábrica canadense, sobre a decisão de contar com a Kuka. "As encomendas estão vindo muito fortes."

Nenhuma das empresas comentou os rumores, mas pelos planos oficiais a GM começaria a produzir sua van elétrica na fábrica canadense do grupo a partir de novembro de 2022, com sucessivos aumentos na capacidade de produção nos dois anos seguintes. 

GM BrightDrop EV600

De acordo com as fontes citadas na matéria, a Kuka começará a montar a van comercial em pequenas quantidades, com um total previsto de 500 unidades produzidas artesanalmente na fábrica do fornecedor em Livonia, Michigan, de acordo com as fontes e documentos da GM.

"É incomum. Eles querem mostrar que podem fazer isso rapidamente", disse Sam Fiorani, vice-presidente de previsão global de veículos da AutoForecast Solutions. "No entanto, eles não têm a planta (no Canadá) pronta porque ainda estão montando o Equinox."

O plano da GM consiste no investimento de US$ 800 milhões na fábrica do Canadá para produzir seu furgão elétrico. A leitura é de que com a Tesla fora desse segmento por enquanto, a briga se concentra entre gigantes como a Ford, Stellantis e Daimler, além de algumas startups promissoras como a Rivian, que se preparam para entrar no ramo de veículos elétricos comerciais.  

A BrightDrop EV600 é uma van elétrica com tração nas quatro rodas, um compartimento de carga de 17.000 litros e autonomia de 402 quilômetros com uma única carga. Em termos de capacidade de recarga, o EV600 está pronto para aceitar uma corrente CC a 120 kW. Em uma hora, isso fornecerá energia para rodar 274 quilômetros.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Automotive News