A Ram 1500 é uma das caminhonetes mais populares do mercado norte-americano e o anúncio de que ela se tornará uma picape elétrica não era algo tão inesperado. Mas ainda assim, considerando a repercussão do Stellantis EV Day 2021, o impacto da novidade não pode ser desprezado.
Nem o grupo ítalo-franco-americano nem a marca Ram forneceram muitos detalhes sobre a picape elétrica, além do fato de que o lançamento será em até três anos, exceto para anunciar a plataforma sobre a qual o veículo será construído. Além disso, rumores dizem que uma picape elétrica de porte inferior também poderia chegar ao mercado, então há muita informação a ser explorada. Veja a seguir o que já sabemos:
Vamos começar com a RAM 1500 EV: a Stellantis pretende usar quatro plataformas, uma das quais, aquela em que estamos interessados, não terá uma estrutura monocoque, mas um quadro separado. O veículo será equipado com baterias com capacidade variando de cerca de 160 kWh a mais de 200 kWh para uma autonomia máxima de 800 km.
Dependendo do modelo e versão, esta base oferece tração nas 2 ou 4 rodas com motor simples ou duplo. Neste caso, por ser de arquitetura escalar e modular, os motores elétricos destinados a este uso são os tipos EDM2 com potências de 125 a 180 kW ou EDM3 de 150 a 330 kW, para sistemas capazes de atingir, com tração nas quatro rodas, até 500-600 kW (680 a 815 cv). Para carregamento, estamos falando de uma potência máxima de corrente contínua de 150 kW, inferior às anunciadas pelos concorrentes, mas talvez mais viável em grande escala.
A estreia da picape RAm 1500 elétrica ainda vai demorar um pouco e, como já dissemos, a produção não deve começar antes de 2024. Nesse cenário, é provável que modelos como a Ford F-150 Lightning e alguns rivais como Tesla Cybertruck e Rivian R1T já teriam tido tempo de chamar a atenção dos clientes, com a Stellantis se aproveitando disso para analisar melhor como será o mercado de picapes elétricas e, sobretudo, fazer os ajustes que considerar necessários.
Enquanto isso, está no horizonte a hipótese de um segundo modelo de médio porte segundo os parâmetros norte-americanos e, portanto, também dimensionado para a Europa. Além disso, em 2025, a Stellantis pretende oferecer versões a bateria para a maioria dos modelos e segmentos, alcançando cobertura total em 2030.
Por isso, a plataforma deve ser a denominada STLA Large, a mais espaçosa das três que proporcionam a estrutura monocoque e destinada a modelos de longo curso como sedãs e esportivos, SUVs, veículos off-road e, naturalmente, uma picape de porte médio.
A plataforma STLA Large pode ser equipada com baterias de 100 a cerca de 120 kWh, nesse caso também com autonomia de até 800 km, mas talvez um pouco menos para os modelos de carga, e os mesmos motores elétricos EDM2 e 3 com potência ajustada de acordo com os veículos.
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