A Europa continua acelerando as vendas de carros elétricos e híbridos. Isso é confirmado pelos dados de mercado publicados pela Acea, a associação europeia de fabricantes de automóveis, que mostram que no segundo trimestre de 2021 os carros elétricos a bateria representaram 7,5% do mercado e os híbridos plug-in 8,4%.
Os híbridos também se saíram muito bem, com 19,3% de participação, enquanto os carros com motores a gasolina e diesel atingiram percentuais de 41,8% e 20,4%. No mesmo trimestre do ano passado, eles registravam 51,9% e 41,8%, respectivamente, o que mostra o colapso nas vendas dos modelos a combustão.
No segundo trimestre de 2021, os registros de veículos elétricos a bateria atingiram 210.298 unidades, um aumento de 231,6% em relação a 2020. O resultado foi possível graças ao crescimento da categoria "emissões zero" em todos os quatro principais mercados europeus, com destaque para a Espanha, que fechou com excelentes +372,7% e a Alemanha (+ 357%). É um crescimento impressionante, mas vale lembrar que o resultado de 2020 foi fortemente afetado pela pandemia.
Os carros híbridos plug-in avançaram de forma ainda mais surpreendente, com 235.730 unidades vendidas. Em termos percentuais, o avanço foi de 255,8%. Nesta categoria, a Itália registrou a expansão mais consistente com 21.647 registros e +659,3%. Mas os outros mercados europeus mais importantes também registraram aumentos significativos, com a Espanha em +430,3%, a França em +276,4% e a Alemanha em +269,9%.
Com 541.162 unidades vendidas na União Europeia durante o segundo trimestre do ano, os veículos híbridos (HEVs) continuaram a ser a maior categoria de carros de propulsão alternativa em termos de volume. Todos os mercados da UE registraram aumentos percentuais de dois ou mesmo três dígitos durante o segundo trimestre de 2021, incluindo os quatro primeiros. Como resultado, os registros híbridos mais do que triplicaram no período de abril a junho, um aumento de 213,5% em relação ao ano anterior.
A procura de veículos a gás natural, por outro lado, aumentou 41,8% (13.497 unidades) no segundo trimestre, apoiada principalmente por um crescimento significativo na Itália (+94,0%), que sozinha representa 75% do total das vendas deste segmento UE. Por fim, os emplacamentos de veículos a GPL mais do que duplicaram (+134,1%) para um total de 59.363 unidades, apoiadas por um bom desempenho na Itália (+89,5%) e França (+266,0%), os dois principais mercados europeus para este tipo de carro.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia