Audi Q4 e-Tron aspira se tornar o 2° modelo mais vendido da marca
Meta ousada quer posicionar o SUV elétrico em segundo lugar entre todos os modelos (e todos os tipos de propulsão) da Audi
A linha de carros elétricos da Audi não para de crescer. Depois do e-tron SUV veio a variante e-tron Sportback, o e-tron GT e RS e-tron GT, e agora a dupla Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, com a missão de ampliar o alcance da eletrificação da marca alemã.
Como esses gêmeos Q4 e-tron são os menores carros elétricos da Audi até o momento, eles também passam a ser os mais baratos e, portanto, têm maior probabilidade de liderar as vendas de veículos zero emissão da marca. Mas vale lembrar que não estamos falando de carros tão pequenos assim, afinal eles têm um porte intermediário entre o Q3 e o Q5.
Galeria: Audi Q4 Sportback 50 e-tron quattro (2021)
Isso considerando a parte externa, porque o interior é muito mais espaçoso, graças à embalagem mais eficiente da plataforma MEB do Grupo Volkswagen para veículos elétricos que serve de base para esta linha. Isso quer dizer que o Q4 e-tron e o Q4 e-tron Sportback são construídos do zero como carros elétricos, diferentemente do irmão maior e-tron, que usa uma plataforma de carros a combustão adaptada.
Como a análise do canal Fully Charged (quem quiser, pode assistir ao vídeo em inglês) aponta, isso é bom não apenas do ponto de vista da praticidade, mas também pelas coisas que as pessoas mais desejam nos carros elétricos, como alcance, desempenho e conforto - sem mencionar um preço razoável.
O modelo no vídeo é o Q4 40 e-tron com tração traseira, que promete autonomia WTLP de 508 km graças a uma bateria com uma capacidade útil de 77 kWh. Uma variante com tração nas quatro rodas será lançada em breve para aqueles que preferem mais desempenho do que autonomia, mas esta variante de médio alcance deve agradar a maioria dos clientes.
O Audi Q4 e-tron não é o veículo elétrico mais esportivo do mercado, mas tem seu apelo, como o canal aponta. A realidade é que a Audi se concentrou mais na questão de que a experiência de condução fosse fácil e confortável, algo que compradores de carros familiares desejam.
Falando em facilidade, o diâmetro de giro é bem reduzido no Q4 e-tron, o que sem dúvida será útil ao manobrá-lo na cidade. Por fim, vale destacar que a Audi espera que a linha Q4 e-tron se torne seu segundo modelo mais vendido no final do ano que vem, o que não é pouco, então é melhor que o carro seja realmente bom.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aguardado no Brasil, Audi Q4 E-Tron ganha mais potência e autonomia
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
VW suspende produção de elétricos de novo, mas não por culpa da demanda
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Audi Q4 e-tron, aguardado no Brasil, tem autonomia de 435 km nos EUA