Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
Produção de modelos baseados na plataforma MEB em mais fábricas pode ser afetada em dezembro
O problema do Grupo Volkswagen com as novas unidades de propulsão APP550 para carros elétricos baseados na plataforma MEB pode ser maior do que se pensava inicialmente.
De acordo com o Handelsblatt (via Electrive), o volume de produção da nova unidade de tração traseira APP550 (210 kW / 286 cv e 550 Nm) é significativamente limitado.
As restrições são tão grandes que já afetaram as fábricas de Zwicaku e Emden na Alemanha, causando a interrupção da produção em Zwickau do Volkswagen ID.4, Volkswagen ID.5, Audi Q4 e-tron e Audi Q4 Sportback e-tron.
Em breve, a produção também será limitada na fábrica da Skoda em Mlada Boleslav, na República Tcheca, o que significa menos unidades do Skoda Enyaq iV. O Handelsblatt informa que uma porta-voz da Skoda confirmou que a escassez de unidades do APP550 afetará o Skoda Enyaq iV em novembro e dezembro. O Cupra Tavascan (produção na China para a Europa) também pode ser afetado.
A única boa notícia é que a fábrica norte-americana do Volkswagen ID.4 e a produção chinesa dos modelos baseados na arquiterura MEB para o mercado local continuam sem ser afetadas.
Os modelos europeus, equipados com o motor elétrico APP310 original (150 kW/204 cv e 310 Nm), podem ser produzidos sem interrupções (embora tenham sido suspensos devido à demanda insuficiente para o ID.3 e o Cupra Born).
De acordo com o Handelsblatt, duas pessoas familiarizadas com o assunto confirmaram que o problema com o APP550 está relacionado à aceleração da linha de produção: "De acordo com as pessoas de dentro da empresa, o problema está em um sistema que produz estatores para o APP550. Atualmente, a fábrica só consegue atingir cerca de 30% da capacidade tecnicamente prometida. Mais de 50 funcionários da VW estão trabalhando em uma força-tarefa para corrigir o problema."
Também há relatos de que a Volkswagen está tentando redirecionar os motores APP550 disponíveis para a fábrica de Emden para, pelo menos, limitar a interrupção da produção do ID.7 e ID.4, mas mesmo em Emden, houve uma pausa de cinco dias.
Os novos motores elétricos APP550 não são apenas mais potentes do que o APP310 original, mas também mais eficientes para melhorar a autonomia de condução. No entanto, não é uma boa notícia o fato de o Grupo Volkswagen não conseguir produzi-los em quantidade suficiente.
Com o fornecimento limitado do APP550, a Volkswagen pode facilmente perder um número de produção de cinco dígitos dos carros baseados na MEB no quarto trimestre. Isso afetaria duramente os resultados das vendas de carros totalmente elétricos da empresa, aumentando ainda mais a distância para as gigantes Tesla e a BYD.
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