A fábrica de carros elétricos do Grupo Volkswagen em Zwickau, na Alemanha, terá que interromper a produção de alguns dos modelos baseados na plataforma MEB.

De acordo com a Freie Presse (via Electrive) e a Automotive News Europe, a maior fábrica de veículos elétricos da empresa foi afetada negativamente por um fornecimento insuficiente dos novíssimos motores elétricos APP550 da fábrica de Kassel.

Os novos motores foram introduzidos no início deste ano e instalados em vários modelos baseados na MEB, trazendo mais potência e torque - respectivamente 210 kW (285 cv) e 550 Nm - e maior eficiência em comparação com o modelo anterior, de 150 kW (204 cv) e 310 Nm.

Galeria: Volkswagen ID.4 - produção em série em Zwickau

De acordo com o porta-voz da empresa, a produção de motores elétricos na unidade de componentes do Grupo Volkswagen em Kassel é limitada atualmente. Os novos motores são usados nas versões mais recentes do Volkswagen ID.4, Volkswagen ID.5, Audi Q4 e-tron e Audi Q4 Sportback e-tron produzidos em Zwickau. Por causa disso, a produção pode ser interrompida por até três semanas e afetar mais de 1.000 dos cerca de 8.000 funcionários do local, diz o relatório.

Os hatchbacks Volkswagen ID.3 e Cupra Born, também produzidos na fábrica de Zwickau, não são afetados porque ainda usam o antigo motor elétrico de 150 kW.

Volkswagen ID.4 -produção em série em Zwickau

A apuração indica que o Grupo Volkswagen redirecionará o número limitado de APP550 para a fábrica de Emden, para que a produção do recém-lançado Volkswagen ID.7 não seja interrompida (o ID.4 também é produzido em Emden).

É difícil dizer o que causou o gargalo na fábrica do e-drive, mas acreditamos que seja algo temporário. No entanto, é mais uma história sobre interrupções nas fábricas do Grupo Volkswagen, após vários relatórios sobre demanda insuficiente e cortes de produção.

Ao converter inicialmente a fábrica de Zwickau de 100% de carros a combustão interna para 100% de carros totalmente elétricos, a empresa queria produzir seis modelos a uma taxa de cerca de 330.000 por ano. Acontece que isso não é tão fácil.

No futuro, espera-se que a fábrica de Zwickau produza um novo modelo baseado na futura plataforma SSP (o projeto Trinity).