A Volkswagen anunciou no começo desta semana que sua principal fábrica para a produção de carros elétricos em Zwickau, na Alemanha, retomou a operação em três turnos.

As linhas de produção foram interrompidas no final de fevereiro devido a problemas de fornecimento de peças (especificamente chicotes de fios da Ucrânia) por cerca de três semanas e depois retomadas em 29 de março em uma escala limitada de cerca de 900 veículos por dia.

Após assegurar o fornecimento estável de peças, a produção aumentou gradualmente e, em 13 de junho, a empresa conseguiu retomar a operação em 3 turnos com uma produção de cerca de 1.300 veículos elétricos por dia útil.

Galeria: Volkswagen ID.4 - produção em série em Zwickau

Stefan Loth, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Saxony, disse:

"O fornecimento de peças está agora tão estável novamente que, com o terceiro turno, agora temos capacidade adicional em Zwickau para trabalhar além da carteira de pedidos"

No local, a empresa produz um total de seis modelos baseados na plataforma MEB, incluindo o Volkswagen ID.3, Volkswagen ID.4, Volkswagen ID.5, Audi Q4 e-tron, Audi Q4 Sportback e-tron e Cupra Born. A fábrica foi projetada para 330.000 veículos elétricos por ano.

Considerando o quanto a produção de carros elétricos foi limitada no início deste ano, é uma excelente notícia - também para aqueles que estão esperando o Volkswagen ID.4 nos EUA (inicialmente importado da Alemanha).

Volkswagen ID.5 GTX

Recentemente a Volkswagen também iniciou a produção do Volkswagen ID.4 em Emden, enquanto o Volkswagen ID. Buzz entrou em produção em Hannover. Na Transparent Factory em Dresden, a empresa ainda produz o ID.3, mas em pequena escala (supostamente 35 unidades por dia).

Enquanto isso, a Skoda do Grupo Volkswagen também conseguiu retomar a produção do Skoda Enyaq iV e Enyaq Coupe iV para 1.000 unidades por semana no final de abril (com a meta de atingir 370 unidades por dia ou 1.850 por semana mais adiante).

Todos esses esforços devem trazer um fluxo constante e de alto volume de carros elétricos baseados na plataforma MEB para o mercado europeu faminto por veículos elétricos. 

A rápida eletrificação do transporte tem dupla importância, pois o petróleo não só é caro, mas no caso da Europa, também é muito dependente das importações.