A Volkswagen anunciou que já está produzindo o ID.4 na fábrica da Emden. Depois de Zwickau e as fábricas chinesas em Anting e Foshan, este é o quarto local onde o SUV elétrico está sendo produzido. A unidade de Chattanooga nos Estados Unidos entrará em operação em 2022. 

A capacidade máxima de produção na fábrica de Emden será de 800 unidades do ID.4 por dia útil no final de 2022. Para que essa quantidade possa ser produzida, no entanto, depende da situação de abastecimento de matérias-primas. 

Volkswagen ID.4 (2021) - teste
Volkswagen ID.4: o carro elétrico mais vendido da marca

No que diz respeito ao ID.4, ele se tornou um modelo de sucesso após seu lançamento no mercado no primeiro semestre de 2021: a Volkswagen entregou mais de 30.000 veículos deste modelo apenas no primeiro trimestre de 2022.

Um total de 163.000 unidades do SUV elétrico foram entregues em todo o mundo desde o lançamento do mercado; isso faz do ID.4 o veículo elétrico mais vendido da marca e do Grupo. Mais 73.000 pedidos foram recebidos em todo o mundo. 

Além do ID.4, a fábrica de Emden produzirá outro veículo elétrico a partir de 2023: o Aero B, o que não é mais novidade. O que é interessante, no entanto, é o que o presidente do Conselho de Obras disse sobre este assunto:

"O ID.4 é o nosso início bem sucedido na mobilidade elétrica. O Aero B como sedã e perua seguirá no próximo ano e no ano seguinte." (Manfred Wulff, presidente do Conselho de Obras em Emden)

Galeria: Volkswagen ID.4 - produção em Emden

Assim, o Aero B como sedã e perua não serão lançados ao mesmo tempo. Inúmeros protótipos do sedã já foram flagrados, mas nenhum da versão perua que nós tenhamos conhecimento. Por isso, assumimos que o sedã estreará em 2023 e a perua em 2024.

Além do ID.4 e do Aero B, a produção atual dos modelos Passat e Artemis deve continuar em Emden por mais alguns anos. 

Na divisão de veículos elétricos em Hanover, a produção do ID. Buzz começará ainda este ano, Wolfsburg iniciará a produção do ID.3 em 2023 e a partir de 2026 o Trinity também sairá da linha de montagem lá (em uma fábrica totalmente nova).

A Volkswagen quer produzir 1,2 milhão de veículos na plataforma MEB em todo o mundo "no futuro", ou seja, provavelmente em algum momento nos próximos anos. Quando essa marca deve ser alcançada, a marca ainda não diz, mas com 1,2 milhão de VW superaria as entregas da Tesla no ano passado (cerca de 936.000 carros).