O CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, é um admirador declarado da Tesla e de seu número um, Elon Musk, elogiando a promissora fabricante de veículos elétricos por suas conquistas e inovação em várias ocasiões.

Embora o "affair" do executivo alemão com o empresário bilionário dos EUA tenha irritado alguns membros do conselho do Grupo VW, especialmente a chefe do conselho, Daniela Cavallo, Diess deixou claro que a Tesla não pode ser ignorada. Em novembro de 2021, ele deu esta resposta àqueles que o criticaram por comparar a VW com a Tesla, de acordo com uma reportagem da Reuters.

"Mesmo que eu não fale mais sobre Elon Musk: ele ainda estará lá e revoluciona nossa indústria e continua ficando mais competitivo rapidamente."

O CEO da VW of America, Scott Keogh, o governador do Texas, Greg Abbott, e o CEO do VW Group, Herbert Diess, com a VW ID. Buzz

Desnecessário dizer, Diess continuou a dar crédito a Tesla mesmo após ter feito a declaração acima em novembro de 2021. Mais recentemente, o CEO elogiou a giga-fábrica da Tesla no Texas durante sua visita a Austin para o festival South by Southwest (SXSW) no último fim de semana, onde o VW ID. Buzz fez sua primeira aparição pública nesta semana.

Em um post no LinkedIn, Diess destacou que o ID. Buzz teve uma recepção entusiasmada do público e revelou que também se encontrou com o governador do Texas Greg Abbott. Nesse contexto, ele reconheceu os méritos do governador em atrair a Tesla para Austin e disse que a Gigafactory Texas da Tesla estabelecerá novas referência para o segmento.

A nova fábrica de Elon Musk - ele chama de 'a máquina que produz a máquina' é impressionante: 1,2 km de comprimento, 400m de largura: tudo sob um mesmo teto, sem logística da produção base até a montagem final. Uma vez em funcionamento, provavelmente definirá alguns novos benchmarks."

Galeria: Volkswagen ID. Buzz 2022

Nesse contexto, o executivo destacou a importância da decisão da VW de investir US$ 2,2 bilhões em uma nova fábrica de veículos elétricos perto de sua sede em Wolfsburg. Sem esta nova instalação, Diess calcula que a Volkswagen não seria capaz de competir com a Tesla, que está se preparando para abrir outra fábrica perto de Berlim, Alemanha, no final deste mês.

"Estou tão feliz que decidimos fazer uma nova fábrica para Wolfsburg. Sem isso, sem chance de competir."

Com inauguração prevista para 2026, a nova instalação de última geração da Volkswagen terá capacidade anual para 250.000 veículos elétricos. O primeiro modelo a ser construído lá será o sedã elétrico do Projeto Trinity.