Enquanto investe na transição para a mobilidade elétrica na Europa e China, a Volkswagen aposta em outra alternativa para os mercados emergentes e adianta como será o seu novo Centro de P&D de Biocombustíveis na América Latina, uma unidade voltada ao estudo e desenvolvimento de novas soluções de descarbonização com base no etanol e outros biocombustíveis. 

Segundo o comunicado divulgado pela Volkswagen, a unidade que está sendo criada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, contará com o apoio de 10 engenheiros dedicados em parceria com universidades locais.

volkswagen etanol

Com previsão de inauguração em setembro, o local segue o conceito de espaço aberto inspirado em coworkings, no qual a equipe trabalha em constante colaboração para estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras. O projeto considera também muita iluminação natural, o verde integrado ao ambiente e espaços flexíveis para utilização em diversas situações de interação dos times de trabalho.

"Os biocombustíveis, como o etanol brasileiro, apresentam um grande potencial de contribuição para a estratégia global Way to Zero de neutralização de carbono até 2050. Com o Centro de Pesquisa de Biocombustíveis, pretendemos estabelecer parcerias locais com universidades, institutos e empresas, para explorar a vocação e conhecimento da região no tema e encontrar soluções para a mobilidade sustentável em complemento à eletrificação veicular", destacou Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto & Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM, área que receberá o Centro de Pesquisa no Brasil.

De acordo com o plano estratégico global do Grupo Volkswagen, a meta é acelerar a participação de veículos elétricos na Europa para 70% e nos Estados Unidos para 50% das vendas totais da empresa em 2030. 

No caso do Brasil, ainda não há uma meta específica para a eletrificação. A marca alemã não vende carros elétricos no país, se limitando a apresentação dos modelos VW ID.3 e ID.4, que devem ser lançados por aqui em um futuro próximo, mas seguem sem uma data oficial de estreia por aqui.

No entanto, a Volkswagen anunciou recentemente uma parceria com a Raízen/Shell para a criação de uma infraestrutura de carregamento para veículos elétricos nos postos da rede Shell.