A Volkswagen apresentou pela primeira vez os veículos elétricos ID.3 e ID.4 para o Brasil e principais mercados da América Latina. Em live realizada nesta terça-feira (28), a marca alemã reafirmou o seu compromisso com a transição energética, que no país contará com carros elétricos, híbridos e flex. 

"Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo", afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

"Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável", completa o executivo.

Galeria: Volkswagen ID.4 GTX - IAA 2021

Vale lembrar que a primeira iniciativa de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in, que chegou ao Brasil em 2019 e foi descontinuado. No entanto, Pablo Di Si destaca que o modelo foi importante para ajudar a avaliar a eletrificação no país e fornecer informações valiosas para a empresa nesse aspecto. 

Um passo adiante, no início deste ano a Volkswagen apresentou pela primeira vez e-up! 100% elétrico no Uruguai, país que detêm a melhor infraestrutura para veículos elétricos na região. 

Volkswagen ID.3, la terza era è iniziata

Em outra frente, a marca alemã escolheu o Brasil para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes. Dali, sairão novas soluções e tecnologias que envolvem o desenvolvimento de veículos híbridos flex, entre outras inovações. 

Voltando aos carros elétricos, Di Si destacou a importância desses veículos no futuro da marca e assegurou o lançamento deles no Brasil como forma de compor uma frota cada vez mais limpa até atingir a meta de carbono zero em 2050. 

Galeria: Volkswagen ID.3 1ST (2020)

No entanto, disse que ainda não é hora de falar em datas e modelos para o nosso mercado, o que irá ocorrer mais adiante. O fato é que as primeiras unidades da dupla ID.3 e ID.4 já estão no país e segundo a marca participarão de clínicas com potenciais clientes, test-drives e eventos. 

Primeiro carro elétrico na plataforma MEB, o Volkswagen ID.3 é um hatchback compacto com até 550 km de autonomia produzido e vendido na Europa e em breve também na China. Já o ID.4 tem planos mais ambiciosos e terá produção em três continentes (América, Europa e Ásia), com vistas ao mercado global.

O SUV elétrico que pode rodar até 520 km com uma carga na versão de maior autonomia foi eleito ‘World Car of the Year 2021’, o mais conceituado prêmio da indústria automotiva e junto com o ID.3 recebeu a nota máxima (cinco estrelas) nos testes de colisão e segurança do Euro NCAP na proteção para adultos e crianças.

Fonte: Volkswagen