A Volkswagen tem adotado algumas iniciativas rumo à mobilidade elétrica no Brasil. No entanto, até o momento a marca alemã ainda não tem nenhum carro elétrico de passeio à venda no país, uma situação que pode mudar caso um anúncio importante seja feito durante a live programada para o próximo dia 28.

Sem revelar detalhes sobre o anúncio, a marca divulgou apenas uma imagem teaser que mostra a lanterna de um SUV elétrico Volkswagen ID.4 e a chamada: "Venha conhecer mais sobre o futuro rumo à mobilidade sustentável"

No ano passado, em entrevista ao Motor1 Brasil, o presidente da Volkswagen Brasil e América do Sul, Pablo Di Si, falou sobre infraestrutura e os planos de eletrificação para o Brasil e também afirmou que os carros elétricos que serão lançados por aqui já estão definidos pela marca. 

Na época, o executivo disse:

"A parte mais fácil do nosso trabalho é ir até o Salão de Frankfurt, que nós tivemos no ano passado e escolher seis ou sete desses carros (elétricos da linha ID.) e trazer para o Brasil. Essa é a parte mais fácil, pois são carros tecnológicos, com um desenho maravilhoso... E nós já fizemos esse trabalho, já temos o line-up escolhido para os próximos anos no Brasil e toda a região da América Latina".  

Galeria: Volkswagen ID.4 GTX - IAA 2021

Questionado sobre os carros híbridos, Di Si havia afirmado que esse tipo de veículo seria uma solução temporária e não deveria ser alvo de grandes investimentos, onde o foco principal para a transição energética deveria se concentrar mesmo nos carros 100% elétricos.

No entanto, recentemente, a Volkswagen parece ter ser inclinado mais aos planos de carros híbridos, dada a realidade do Brasil, e aproveitando as potencialidades do híbrido flex com uso do etanol, a exemplo da Toyota.

Volkswagen ID.4 GTX no IAA 2021 - traseira

O fato é que a marca alemã irá sim lançar carros híbridos no país nos próximos anos, mas isso não excluirá a chegada de carros 100% elétricos, ainda que em volumes menores. Na época da entrevista, dado o cenário, apostávamos na vinda do VW ID.4 como o primeiro elétrico da marca no país, aposta que se mantém e pode (ou não) ser confirmada no próximo dia 28.

O SUV elétrico que pode ter até 500 km de autonomia é o primeiro veículo zero emissões da marca a ser produzido em três regiões do globo: na China (em duas variantes), Alemanha e Estados Unidos. No caso da linha de montagem norte-americana, foi anunciado há poucos dias o início de pré-produção, com a produção em série programada para o início de 2022.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram