Hyundai e LG anunciam fábrica para baterias de carros elétricos
Nasce uma nova joint venture para construir uma giga-fábrica na Indonésia que fica pronta em 2024 e atenderá 150.000 veículos
Do outro lado do mundo nasce uma grande aliança para a produção de baterias de carros elétricos. LG Energy Solutions e Hyundai acabam de assinar uma carta de intenções com o governo da Indonésia para estabelecer uma joint venture que será responsável pela produção de acumuladores de veículos eletrificados.
As duas gigantes coreanas planejam investir um total de US$ 1,1 bilhão na joint venture, com 50% de participação cada uma, e construir uma giga-fábrica em Karawang, perto da capital Jacarta. Por sua vez, as autoridades locais vão privilegiar a fábrica com diferentes tipos de incentivos.
A planta será construída em uma área de 330.000 metros quadrados. A construção terá início ainda este ano e será concluída em 2023. Dessa forma, teremos que esperar até 2024 para ver a fábrica em funcionamento. Quando entrar em operação, a fábrica produzirá baterias de íon-lítio com capacidade total de 10 GWh, o suficiente para alimentar 150 mil carros totalmente elétricos.
As células da bateria que sairão de Karawang serão usadas em modelos Hyundai e Kia, construídos na nova plataforma modular elétrica global (E-GMP). Tudo isso para ajudar a montadora coreana a expandir sua linha de carros elétricos para 23 modelos e chegar a 1 milhão de emplacamentos zero emissão em 2025.
Por que a Indonésia?
A localização não é por acaso. A empresa coreana afirma que escolheu o local porque a Indonésia é um dos maiores produtores mundiais de níquel, matéria-prima fundamental para as baterias. Além disso, o governo local já se mostra atento ao setor, propondo políticas agressivas para tornar o país um importante concorrente no mercado global.
E ainda Karawang, uma cidade que poderá aproveitar as redes de transporte da capital vizinha, como aeroportos, portos e rodovias. A área não é nova para esse tipo de investimento. No passado, vários complexos industriais encontraram seu lugar nas proximidades, como Honda, Toyota e, em 2015, até a Mitsubishi.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca