Do outro lado do mundo nasce uma grande aliança para a produção de baterias de carros elétricos. LG Energy Solutions e Hyundai acabam de assinar uma carta de intenções com o governo da Indonésia para estabelecer uma joint venture que será responsável pela produção de acumuladores de veículos eletrificados.
As duas gigantes coreanas planejam investir um total de US$ 1,1 bilhão na joint venture, com 50% de participação cada uma, e construir uma giga-fábrica em Karawang, perto da capital Jacarta. Por sua vez, as autoridades locais vão privilegiar a fábrica com diferentes tipos de incentivos.
A planta será construída em uma área de 330.000 metros quadrados. A construção terá início ainda este ano e será concluída em 2023. Dessa forma, teremos que esperar até 2024 para ver a fábrica em funcionamento. Quando entrar em operação, a fábrica produzirá baterias de íon-lítio com capacidade total de 10 GWh, o suficiente para alimentar 150 mil carros totalmente elétricos.
As células da bateria que sairão de Karawang serão usadas em modelos Hyundai e Kia, construídos na nova plataforma modular elétrica global (E-GMP). Tudo isso para ajudar a montadora coreana a expandir sua linha de carros elétricos para 23 modelos e chegar a 1 milhão de emplacamentos zero emissão em 2025.
A localização não é por acaso. A empresa coreana afirma que escolheu o local porque a Indonésia é um dos maiores produtores mundiais de níquel, matéria-prima fundamental para as baterias. Além disso, o governo local já se mostra atento ao setor, propondo políticas agressivas para tornar o país um importante concorrente no mercado global.
E ainda Karawang, uma cidade que poderá aproveitar as redes de transporte da capital vizinha, como aeroportos, portos e rodovias. A área não é nova para esse tipo de investimento. No passado, vários complexos industriais encontraram seu lugar nas proximidades, como Honda, Toyota e, em 2015, até a Mitsubishi.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais