Na maioria dos países existe a proibição de dirigir sob o efeito do álcool. No entanto, alguns motoristas parecem insistir em assumir o volante independentemente de sua condição, colocando sua vida e de outras pessoas em risco. Na Noruega, um motorista acreditou estar em condições de dirigir um Tesla até sua casa, mas não conseguiu.

Completamente bêbado, o jovem de 24 anos pegou a estrada com seu Tesla Model S e ativou o piloto automático (Autopilot). Poucos minutos depois, ele apagou, deixando o carro acelerando sozinho na estrada a 100 km/h por vários quilômetros.

A cena foi filmada por outro motorista que buzinou várias vezes na esperança de acordar o bêbado. O cidadão ainda deu trabalho até acordar, o que aconteceu depois que o carro, após vários alertas, parou completamente na pista. Não custa lembrar que, mesmo ao ativar o piloto automático, as mãos devem ficar no volante. Caso contrário, o carro irá alertá-lo várias vezes antes de tomar a decisão de parar.

Isso é exatamente o que aconteceu, como é possível ver no vídeo acima. O Tesla Model S branco é visto entrando em um túnel, acendendo o pisca-alerta e gradualmente diminuindo a velocidade antes de parar completamente. Os policiais foram avisados e chegaram ao local para apurar o ocorrido. Foram eles que conseguiram acordar o motorista completamente inconsciente que negou dirigir embriagado. 

Dessa forma, o carro dirigiu os últimos 16 quilômetros por conta própria, mas a Tesla tem uma cláusula que afirma que o motorista deve manter o controle de seu carro mesmo quando o piloto automático estiver ligado. A habilitação do cidadão norueguês foi suspensa e o jovem terá de se explicar perante a justiça.

Galeria: Tesla Model S Plaid - reestilização

Esta não é a primeira nem a última vez que um motorista adormece em seu Tesla. Na internet, vídeos e matérias relatam esse fenômeno bastante preocupante.  

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram