O compromisso da Toyota continua firme no desenvolvimento do hidrogênio aplicado aos motores de combustão interna "convencionais". Com o objetivo de poder colocar essa tecnologia em prática no futuro, um Toyota Corolla de corrida foi colocado na pista de Fuji em maio.
Agora, alguns meses depois, a oficina automotiva da Toyota foi totalmente atualizada e voltou com sucesso para o circuito. Desta vez, o cenário dessa nova aventura esportiva foi a Corrida Super Taikyu em Autopolis, realizada no último final de semana de julho.
Na pista localizada na prefeitura de Ōita, o Corolla da equipe ORC ROOKIE Racing terminou em 43º entre os 44 carros que passaram sob a bandeira quadriculada, com uma diferença de 27 voltas do carro vencedor da corrida, um McLaren 720S GT3.
Mas aqui a classificação não é o mais importante. O que interessa são os excelentes "resultados técnicos" que o Corolla a hidrogênio alcançou durante o fim de semana de corridas, evidenciando um melhor desempenho do que os registados na corrida de estreia em maio. Basta dizer que a velocidade média foi de 78,715 km/h, um valor excelente se comparado aos 67,963 km/h marcados nas 24 Horas de Fuji.
Para alcançar esses resultados, os técnicos da Toyota trabalharam em vários componentes do carro. Em primeiro lugar, alguns parâmetros de funcionamento do propulsor 1.6 litro 3-cilindros foram revistos, aumentando o torque em 15%, para um consequente aumento da aceleração na ordem dos 9%.
Além disso, o peso do carro foi reduzido em 40 kg e, acima de tudo, os tempos de reabastecimento foram modificados por meio de intervenções no alcance do portador de energia. Dessa forma, o Corolla agora pode ser abastecido com hidrogênio em 3 minutos em vez de 5 minutos.
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