Volkswagen e Samsung: parceria para baterias de carros elétricos?
As duas gigantes poderiam trabalhar juntas em células unificadas para baterias, com as quais o grupo alemão quer derrubar preços
A Samsung SDI pode se tornar parceira do Grupo Volkswagen. Mas com qual finalidade? Para o projeto das novas células prismáticas universais para baterias de carros elétricos anunciado no início deste ano. Segundo rumores não oficiais vindos da Coreia, a fabricante alemã está de fato avaliando a divisão de baterias da gigante da tecnologia como fornecedora das células e, talvez, também como aliada para seu desenvolvimento.
O Grupo Volkswagen pretende construir apenas na Europa e em conjunto com as empresas parceiras um total de 6 fábricas para a produção de células para baterias de íon-lítio, com uma meta de 240 GWh por ano, ou uma média de 40 GWh por fábrica.
Galeria: Polo de desenvolvimento de baterias da Volkswagen
Onde e quando?
O projeto até agora definiu locais e empresas parceiras para 2 das 6 giga-fábricas planejadas: a primeira é a de Skelleftea, na Suécia, na prática a evolução da fábrica Northvolt, onde a nova atividade terá início em 2023. A segunda será em Salzgitter, Alemanha, onde uma planta Northvolt estava estabelecida enquanto a nova será lançada junto com Gotion High-Tech a partir de 2025.
Um terceiro local deve ser construído na Espanha para abastecer Martorell e as outras fábricas da Seat/Cupra. A maioria, senão todos, esses investimentos em baterias devem ser joint ventures entre o Grupo Volkswagen e os fabricantes de baterias. No entanto, não é especificado se o envolvimento da Samsung contemplará a Europa ou outras regiões, como os Estados Unidos.
Atualmente, conforme reafirma o site The Elec, o Grupo Volkswagen é o principal cliente da Samsung SDI para baterias, à frente do BMW Group e da Stellantis. A própria BMW expressou recentemente sua intenção de envolver a Samsung na fase de desenvolvimento conjunto de suas células cilíndricas. Se compatíveis, essas duas importantes parcerias permitiriam à Samsung SDI receber um grande impulso e aproximar seu faturamento de gigantes como CATL, LG Chem, LG Energy Solution ou Panasonic.
Mesmas células, baterias diferentes
O projeto do Grupo Volkswagen planeja construir a maioria dos próximos carros na Scalable Systems Platform (SSP), uma plataforma altamente flexível, e alimentá-los essencialmente com baterias de vários tamanhos de potência, por sua vez compostas por células prismáticas unificadas, que permitem uma arquitetura igualmente escalável.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV elétrico mais acessível do Grupo Volkswagen tem início de produção
Sedã elétrico da Chery tem autonomia impressionante de 1.645 km
Volkswagen ID.7 Pro S supera 941 km de autonomia em teste de eficiência
kW vs. kWh: Entenda a diferença das medidas usadas nos carros elétricos
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
Ranking: Carros elétricos com mais de 400 km de autonomia no Brasil
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas