Mini Cooper SE vira conceito minimalista e ecologicamente correto
O estilista Paul Smith reduz o Mini Cooper SE ao essencial e utiliza muitos materiais reciclados e ecológicos
O Mini Strip é um Cooper SE feito sob medida e criado pelo estilista Paul Smith com foco no design sustentável. Anunciado pela primeira vez em novembro de 2020, o carro exclusivo estreou na semana passada em Londres, propondo várias ideias para um design automotivo mais sustentável.
Como o nome sugere, a equipe de design começou desmontando completamente um Mini Cooper SE de três portas, com apenas os elementos que o designer considerava absolutamente necessários sendo definidos, implementados e colocados em prática.
Galeria: Mini Strip Concept by Paul Smith
Então, o que exatamente a equipe de Paul Smith fez com o carro? O princípio da redução máxima foi aplicado para produzir um "design minimalista de alta classe com um apelo novo e não convencional."
Para começar, a carroceria do Mini Strip foi deixada em seu estado inacabado sem pintura colorida; em vez disso, apenas uma fina película de tinta transparente foi aplicada para proteger contra a corrosão. Marcas de retificação da fábrica foram deixadas intactas nos painéis de aço galvanizado, com este efeito intencional de acabamento bruto descrito como "a imperfeição perfeita" por Paul Smith.
O conceito também apresenta plástico reciclado impresso em 3D em partes da familiar faixa preta Mini, parafusos visíveis nas peças adicionais, apliques na dianteira e na traseira impressos em 3D com textura marcante, bem como grade frontal e tampas das rodas feitas de Perspex reciclado. O mesmo material foi utilizado para o grande teto panorâmico.
No interior, o Mini Strip também se mantém fiel ao lema "Simplicidade e Transparência". Todas as peças de acabamento foram intencionalmente omitidas (com exceção do painel de instrumentos, do acabamento superior do painel e porta-luvas), transformando o revestimento da carroceria na característica visual dominante da cabine.
Pintado de azul a pedido de Paul Smith, o material básico exposto certamente chama a atenção. O painel consiste apenas de uma seção grande, semi-transparente, com acabamento em vidro fumê, deixando de lado o design usual de vários componentes internos do veículo.
O painel de instrumentos central também desapareceu, substituído pelo smartphone do motorista. Os únicos controles físicos são para os interruptores dos vidros elétricos e a função start/stop localizada mais abaixo no console central.
O Mini Strip também faz uso de materiais reciclados, como tecido tricotado para os assentos, borracha reciclada com padrão tipo terrazzo para os tapetes do assoalho, e cortiça reciclada para o painel de instrumentos e acabamento na parte superior das portas.
O volante é minimalista e os puxadores em laranja brilhante feitos feitos de corda de escalada enrolada, combinando com os cintos de segurança.
A Mini não disse nada sobre implementar alguma destas idéias no Mini Cooper SE de produção, nem quanto ficou o peso final do carro após todas essas mudanças.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Mini Cooper Elétrico já está à venda no Brasil por R$ 209.990
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Mini Cooper JCW E: hot elétrico de 259 cv aparece em primeiras imagens
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Mini John Cooper Works elétrico é flagrado pela primeira vez
Toyota: sonho do carro a hidrogênio está desaparecendo
Mini Cooper SE elétrico baixa preço para R$ 199.000 em promoção