Mini Strip é um Cooper SE feito sob medida e criado pelo estilista Paul Smith com foco no design sustentável. Anunciado pela primeira vez em novembro de 2020, o carro exclusivo estreou na semana passada em Londres, propondo várias ideias para um design automotivo mais sustentável.

Como o nome sugere, a equipe de design começou desmontando completamente um Mini Cooper SE de três portas, com apenas os elementos que o designer considerava absolutamente necessários sendo definidos, implementados e colocados em prática.

Galeria: Mini Strip Concept by Paul Smith

Então, o que exatamente a equipe de Paul Smith fez com o carro? O princípio da redução máxima foi aplicado para produzir um "design minimalista de alta classe com um apelo novo e não convencional."

Para começar, a carroceria do Mini Strip foi deixada em seu estado inacabado sem pintura colorida; em vez disso, apenas uma fina película de tinta transparente foi aplicada para proteger contra a corrosão. Marcas de retificação da fábrica foram deixadas intactas nos painéis de aço galvanizado, com este efeito intencional de acabamento bruto descrito como "a imperfeição perfeita" por Paul Smith.

Mini Strip Concept

O conceito também apresenta plástico reciclado impresso em 3D em partes da familiar faixa preta Mini, parafusos visíveis nas peças adicionais, apliques na dianteira e na traseira impressos em 3D com textura marcante, bem como grade frontal e tampas das rodas feitas de Perspex reciclado. O mesmo material foi utilizado para o grande teto panorâmico.

No interior, o Mini Strip também se mantém fiel ao lema "Simplicidade e Transparência". Todas as peças de acabamento foram intencionalmente omitidas (com exceção do painel de instrumentos, do acabamento superior do painel e porta-luvas), transformando o revestimento da carroceria na característica visual dominante da cabine.

Pintado de azul a pedido de Paul Smith, o material básico exposto certamente chama a atenção. O painel consiste apenas de uma seção grande, semi-transparente, com acabamento em vidro fumê, deixando de lado o design usual de vários componentes internos do veículo.

O painel de instrumentos central também desapareceu, substituído pelo smartphone do motorista. Os únicos controles físicos são para os interruptores dos vidros elétricos e a função start/stop localizada mais abaixo no console central.

O Mini Strip também faz uso de materiais reciclados, como tecido tricotado para os assentos, borracha reciclada com padrão tipo terrazzo para os tapetes do assoalho, e cortiça reciclada para o painel de instrumentos e acabamento na parte superior das portas.

O volante é minimalista e os puxadores em laranja brilhante feitos feitos de corda de escalada enrolada, combinando com os cintos de segurança.

A Mini não disse nada sobre implementar alguma destas idéias no Mini Cooper SE de produção, nem quanto ficou o peso final do carro após todas essas mudanças. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram