page ad skin

BMW iX5 a hidrogênio poderá ser testado pelo público em setembro

Modelo estará no IAA Mobility 2021, salão que será realizado entre os dias 7 e 12 de setembro, em Munique, Alemanha.

BMW iX5 a hidrogênio - pré-série

A BMW vai apresentar o conceito iX5 Hydrogen no próximo IAA Mobility 2021, salão que será realizado entre os dias 7 e 12 de setembro, em Munique, Alemanha. A versão do BMW X5 equipada com células de combustível a hidrogênio está na fase de desenvolvimento e testes pela divisão de veículos eletrificados da marca. 

A unidade do BMX iX5 Hydrogen que estará em Munique poderá ser testada pelos visitantes do evento nos deslocamentos entre as diferentes atrações que serão erguidas no centro da cidade alemã.

Galeria: BMW iX5 a hidrogênio

O BMW iX5 Hydrogen é um utilitário esportivo que combina tecnologia de propulsão por células de combustível e visual exclusivo com diversos elementos na cor azul que vão da grade duplo rim às rodas aerodinâmicas de 22 polegadas e emblemas na carroceria e no interior para destacar seu tipo de propulsão e pegada ecológica.

Algumas peças foram construídas por meio de impressão em 3D, o que ajuda a adotar formas que não seriam possíveis na construção tradicional. Tudo foi pensado na sustentabilidade, até mesmo os pneus Pirelli. Eles são feitos de borracha natural certificada e são usados pela primeira vez para um veículo de produção global.

BMW iX5 a hidrogênio - pré-série

O sistema de propulsão usa hidrogênio como combustível, convertendo-o em eletricidade na célula de combustível, fornecendo uma potência elétrica de até 125 kW (170 cv). Vale lembrar que o veículo gera apenas vapor de água, com zero emissões de CO2.

O motor atua como um gerador nas fases de desaceleração e frenagem, alimentando a bateria. A energia armazenada na bateria também é liberada durante a condução de forma mais esportiva, proporcionando uma potência total de 275 kW (374 cv) e "a experiência de condução característica da marca."

O hidrogênio é armazenado em dois tanques de fibra de carbono (CFRP), que juntos comportam quase seis quilos do gás.

"Encher os tanques leva de três a quatro minutos – então, não há limites em usar o BMW iX5 para percorrer longas distâncias com apenas pequenas paradas no percurso", explica Juergen Guldner, head do Grupo BMW para tecnologias de hidrogênio e células de combustível e projetos de veículos.

Além de modelos elétricos a bateria, como o i3, iX3, iX e i4, a marca BMW i pode, no futuro, oferecer também veículos com sistemas de propulsão de célula de combustível de hidrogênio. A partir do final de 2022, uma pequena série do BMW iX5 Hydrogen será usada para fins de demonstração e testes. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: BMW

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários