Quando falamos de adoção em massa de carros elétricos logo pensamos em países como a Noruega, mas uma reportagem atual bem interessante apontou um outro (e inesperado) lugar onde os carros que vão na tomada estão fazendo bastante sucesso: o Extremo Oriente da Rússia.
A matéria publicada pela BloombergNEF informa que a região está realmente se tornando um verdadeiro paraíso para carros elétricos usados. Isso em parte pela longa distância de mais de 8.000 km até a capital Moscou e também pela maior proximidade com os grandes mercados de veículos elétricos asiáticos como China, Coreia do Sul e Japão.
Os números divulgados pela Bloomberg apontam que mais de 20% de todos os carros elétricos importados pela Rússia nos cinco primeiros meses do ano foram vendidos no extremo oriente do maior país do mundo em extensão territorial, em uma região que representa apenas 4% da população russa.
A matéria cita o caso de Dmitry Unagaev, de 31 anos, dono de uma oficina mecânica na cidade de Khabarovsk, que comprou seu primeiro carro elétrico há cinco anos. Segundo Unagaev, na época as pessoas ficavam perplexas, mas houve uma rápida mudança de mentalidade e hoje em dia "Esses carros estão quase em todas as esquinas".
Seu primeiro carro foi um Nissan Leaf usado - os modelos de 2011 a 2013 custam entre 400.000 e 600.000 rublos, aproximadamente R$ 29.000 a R$ 43.500 em uma conversão direta - que após algum tempo foi trocado por um Tesla de segunda mão.
Devido à baixa capacidade de refino de petróleo, os preços dos combustíveis são altos na região. No entanto, o extremo oriente da Rússia conta com energia elétrica barata e subsídios para estimular o desenvolvimento econômico local.
"O principal fator é o mesmo em todo o mundo", disse Eugene Tyrtov, consultor sênior da Vygon Consulting, com sede em Moscou, à Bloomberg News. "Os consumidores começam a colocar maciçamente com seus rublos, euros e dólares em carros elétricos assim que eles se tornam mais viáveis economicamente do que os carros tradicionais."
Apesar do aquecido mercado de carros elétricos no leste russo, o país como um todo ainda tem uma baixíssima participação desse tipo de veículo no mercado, onde representam menos de 0,2% da frota total de veículos de passageiros, de acordo com a Vygon.
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