A crise mundial dos semicondutores também afetou o Volkswagen ID.3. A marca alemã suspendeu temporariamente as vendas da versão de entrada do hatch elétrico, ID.3 Pure, em vários mercados da Europa por conta da escassez dos chips. 

Vendido na Alemanha por um preço inicial de 32.000 euros (antes dos incentivos), R$ 202.000 em uma conversão direta, o ID.3 Pure está equipado com um motor elétrico de 150 cv e uma bateria de 45 kWh, a de menor capacidade na linha do hatch elétrico, suficiente para 330 km de autonomia pelo ciclo WLTP e que pode ser carregamento a um máximo de 50 kW.

Galeria: VW inicia a produção do ID.3 em Dresden

Questionando a ausência da versão mais acessível no configurador da Volkswagen, nossos colegas do InsideEVs alemão entraram em contato com a marca e tiveram a seguinte resposta: 

"Devido aos gargalos contínuos de fornecimento de semicondutores, atualmente há disponibilidade limitada de vários modelos básicos. Como essas versões geralmente são pouco escolhidas pelos clientes - apenas cerca de 2-3% dos compradores do Golf optam pelo modelo básico do Golf - a Volkswagen decidiu reduzir temporariamente a oferta.

Os veículos que já foram encomendados serão produzidos. Novas encomendas para os veículos mencionados serão possíveis novamente no início do próximo ano. Ao reduzir o número de variantes, a grande carteira de pedidos também pode ser processada mais rapidamente para que os prazos de entrega não sejam prejudicados ainda mais."

Por meio de comentários feitos à agência Reuters, a Volkswagen disse que pode ser necessário cortar ainda mais a produção. Um porta-voz da marca alemã respondeu a uma das perguntas feitas pela agência de notícias:

"Atualmente esperamos que o fornecimento de chips no terceiro trimestre seja muito volátil e apertado. Não podemos descartar novas mudanças na produção."

Enquanto declarações recentes de especialistas davam conta que a crise seria contida ao longo deste ano, a realidade parece ser bem diferente. Enquanto a Volkswagen, Stellantis e Toyota afirmaram que a situação não deve melhorar tão cedo, fabricantes como a Tesla, que não haviam sido atingidos, já sentem os impactos da escassez de chips.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: InsideEVs.de