Quando se trata de pesquisa, tecnologia e indústria, a China agora ocupa uma posição de liderança internacional. A questão também diz respeito a cada vez mais veículos elétricos, que requerem conhecimentos e materiais diferentes dos modelos com motores térmicos, tradicionais carros-chefe da indústria europeia. 

Muitos fabricantes da UE iniciaram sinergias com marcas chinesas ou empresas especializadas, mas a situação pode mudar em breve. E não apenas no setor de baterias extremamente delicado. A União Europeia, de fato, estaria trabalhando para reduzir a dependência da China também em tudo o que diz respeito a motores elétricos, a começar pelos ímãs.

Galeria: BMW - produção de motores elétricos

Os ímãs (e as terras raras necessárias para produzi-los) não são pouca coisa. A demanda do mercado vai crescer 10 vezes em 30 anos e é preciso estar pronto para essa mudança. Atualmente, a Europa recebe 98% dos ímãs usados ​​em veículos eletrificados, de defesa, aeroespaciais e 100% elétricos diretamente da China.

No Velho Continente existem poucas empresas especializadas, incluindo a alemã VAC. No entanto, eles têm dificuldades neste estágio para competir em igualdade de condições com a concorrência chinesa. Graças aos fortes incentivos e subsídios de Pequim, as indústrias orientais podem pagar preços 25% mais baixos em ímãs.

Por esta razão, as empresas e a política exigem uma intervenção da Europa que possa preencher essa lacuna ou introduzir impostos para quem importa da China. Na verdade, já havia algo nesse sentido. Em 2020, foi criada a European Raw Material Alliance (ERMA), uma verdadeira aliança dedicada às matérias-primas críticas também necessárias para carros elétricos e baterias.

Agora, no entanto, é necessária uma etapa extra e de acordo com algumas fontes confidenciais citadas pela "Reuters" um plano não muito diferente do que foi apresentado nas últimas semanas nos Estados Unidos, onde a produção de imãs será sustentada por meio da doação de materiais específicos créditos e incentivos.

É preciso dizer também que a Europa já está trabalhando para se libertar gradativamente da dependência chinesa, pelo menos no que diz respeito à produção de baterias. A injeção de capital europeu permitirá a criação de 15 fábricas até 2025 para continuar no caminho da independência na produção de acumuladores. Das baterias também teremos que passar para os motores elétricos: só assim poderemos realmente pensar em atingir a meta do Carbono Zero até 2050.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram