A Mercedes-AMG oficializa nesta terça-feira (31) o lançamento do GT 63 S E Performance. Considerado o primeiro esportivo híbrido desenvolvido pela divisão, o sedã impressiona pelos números e, em termos de poderio e performance, só perde para o supercarro Mercedes-AMG ONE. A explicação está na combinação do motor 4.0 V8 biturbo com um propulsor elétrico e uma bateria de alto desempenho desenvolvida internamente.
De acordo com a marca, o conjunto entrega potência de monstruosos de 843 cv e torque de impressionantes 142,7 kgfm - algo inédito na Mercedes-AMG. Na prática, o sedã supera com facilidade o Mercedes-AMG GT Black Series, que desenvolve "apenas” 730 cv.
A marca explica que a estratégia de montar o motor a combustão na frente e o elétrico no eixo traseiro oferece muitas vantagens. Entre as principais, destaque para distribuição de peso otimizada e melhor aproveitamento possível do torque. Outro diferencial é a bateria, que tem densidade de potência duas vezes maior que as baterias convencionais e inspiração em tecnologias da Fórmula 1.
Dados de fábrica indicam que é possível percorrer até 12 km utilizando apenas o modo elétrico e alcançar médias de consumo de até 11,6 km/l, com emissão de CO2 de 196 g/km. São números respeitáveis levando em conta a proposta do carro, embora não tenha sido essa a preocupação da AMG. Isso porque o sistema híbrido foi adotado com o objetivo primordial de elevar a entrega de potência e otimizar a performance.
Não por acaso, o desempenho do Mercedes-AMG GT 63 S E Performance é considerado insano. Dados oficiais indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos (tanto quanto um supercarro do tipo McLaren 720S) e de 0 a 200 km/h em menos de 10 segundos. A velocidade máxima chega a 316 km/h.
O motor elétrico de 207 cv está integrado em uma unidade de acionamento elétrico (EDU), bem como a um diferencial eletrônico de deslizamento limitado. Já a bateria de 6,1 kWh está localizada acima do eixo traseiro. Segundo a marca, pesa 89 kg e fornece uma potência contínua de 70 kW e potência de pico de 150 kW.
Para desacelerar a máquina, o sistema de frenagem foi reforçado. O bólido se beneficia de freios de carbono-cerâmica com pinças específicas e discos de 420x40 mm no eixo dianteiro e 380x32 mm no eixo traseiro. Em breve, a marca divulgará os preços para mercados da Europa e definirá a data de chegada às lojas.
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