A GM enfrenta um grande problema de recall de baterias que atingiu severamente os modelos Chevrolet Bolt EV e Chevrolet Bolt EUV. A produção de ambos os carros elétricos foi temporariamente interrompida (inicialmente, devido à escassez global de chips, mas agora principalmente por causa do recall das baterias).
A empresa norte-americana tem que substituir módulos de bateria em cerca de 142.000 unidades do Bolt (incluindo 235 no Brasil) e buscar o ressarcimento da LG Energy Solution, que é apontada como fornecedora de células de bateria de íon-lítio com defeitos de fabricação.
Esse problema afeta basicamente todos os modelos Bolt já produzidos, incluindo o último Bolt EUV. Se até os Bolts mais recentes foram afetados, isso pode significar que a GM não tem nenhum módulo de bateria livre de defeitos em estoque. Isso deixa as coisas mais difíceis, porque sem os novos módulos, a empresa não tem como iniciar os reparos.
De acordo com o site The Verge , o porta-voz da GM, Daniel Flores, disse que a empresa terá mesmo que esperar:
"Não retomaremos os reparos ou a produção até que estejamos confiantes de que a LG esteja nos produzindo produtos livres de defeitos"
Não há muitos detalhes sobre prazos, mas pode levar semanas até que a LG Energy Solution encontre a causa das falhas de produção, corrija suas linhas de produção, produza novas células, verifique novamente se estão livres de defeitos na produção em massa e, em seguida, retome o fornecimento do componente para a GM.
A GM disse ainda que existem dois defeitos de fabricação que precisam ser sanados:
"Em raras circunstâncias, as baterias fornecidas à GM para esses veículos podem ter dois defeitos de fabricação - uma aba do ânodo cortada e um separador dobrado - presentes na mesma célula da bateria, o que aumenta o risco de incêndio. substituir módulos de bateria com defeito nos modelos Chevrolet Bolt e EUV por novos módulos, com um custo adicional esperado de aproximadamente US$ 1 bilhão."
A LG Energy Solution, que faz parte da LG Chem, também está em uma situação bastante complicada e já teve sua reputação arranhada, inclusive com perdas recentes na bolsa de valores.
Assim que tudo estiver resolvido, a GM terá que decidir quais clientes priorizar - os 142.000 packs que precisam de novas baterias ou abastecer a fábrica para retomar a produção da linha 2022.
A quantidade de baterias (um total de mais de 9 GWh) é tão alta que não temos certeza do que acontecerá com o popular Chevrolet Bolt, que teve o modelo atualizado lançado há poucos dias no Brasil - mais informações devem ser divulgadas nos próximos dias.
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