A Renault apresenta o novo Mégane E-Tech Electric de forma oficial. O mais novo carro elétrico da marca francesa foi extensamente antecipado através de um conceito, flagras e protótipos de pré-produção e agora revela suas formas definitivas e todos os detalhes no IAA Mobility 2021, em Munique, que abre para a imprensa nesta segunda (6).
Batizado de Megane, este novo carro elétrico não possui nenhuma conexão com as gerações passadas do carro médio francês. Ele foi apresentado como conceito há cerca de um ano e promete ser o carro-chefe nesta nova fase de transição energética da Renault, embora ainda deva conviver por um tempo com o modelo a combustão.
Baseado na plataforma CMF-EV, a mesma que serve ao Nissan Ariya, o novo Mégane elétrico, diferente do 'primo' japonês, aposta em linhas mais fluidas e um design simples e moderno que deve agradar facilmente à maioria das pessoas.
O visual não é exatamente um segredo e já havia sido antecipado em boa parte pelo conceito e o modelo de pré-produção divulgados pela própria Renault. O Mégane elétrico ostenta rodas aro 18" (20" opcional), linha de cintura alta e um estilo que mescla elementos hatchback, suv e cupê. Destaque ainda para os faróis e lanternas em LEDs, 'teto flutuante' e puxadores das portas traseiras posicionados na coluna, o que reforça o estilo moderno do carro.
Medindo 4,21 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 metro de largura, o Megane elétrico tem dimensões compactas, mas se destaca pelo entre-eixos de 2,70 metros, próximo de veículos maiores.
O interior chama a atenção, entre outras coisas, pelo grande quadro de instrumentos digital com tela de 12,3" e alta resolução. A tela do sistema de informação e entretenimento possui 9" (12" opcional) e funciona com o sistema operacional OpenR Link da Renault, desenvolvido com o Google e baseado no Android Auto.
A Renault promete um acabamento de nível superior em comparação com os Méganes anteriores, e também possui sistema de iluminação ambiente personalizada (Living Lights - opcional). O porta-malas tem capacidade para 440 litros de bagagens.
O novo Mégane E-Tech Electric tem duas opções de motores elétricos:
96 kW (130 cv) e 25,5 kgfm
160 kW (218 cv) e 30,6 kgfm
De acordo com a Renault, em ambas as opções de trem de força, o Mégane elétrico pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.
Também está disponível um sistema otimizado de frenagem regenerativa. A regeneração de energia está sempre ativa quando a alavanca de câmbio está na posição D. São quatro níveis de regeneração: do nível 0 (sem Regeneração) ao nível 3 (máxima regeneração de energia e frenagem do motor otimizada, para uma condução urbana muito intuitiva).
A bateria do Mégane E-Tech Electric é completamente nova, pesa 395 quilos e utiliza a química NMC (níquel, manganês, cobalto) da LG, que contém mais níquel e menos cobalto para uma maior densidade de energia. Segundo a Renault, ela é também a mais fina do mercado, 40% menos que a bateria do Zoe, por exemplo, o que favorece a aerodinâmica e a eficiência.
O novo Mégane E-Tech Electric oferece duas capacidades de bateria:
Veja abaixo o tempo de recarga em corrente alternada:
Com corrente contínua, a potência máxima de carregamento é de 130 kW e os tempos de recarga com o respectivo ganho em autonomia estão indicados abaixo:
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Garagem EV: Renault Megane E-Tech elétrico chega para teste de longa duração
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Teste Renault Megane E-Tech: o carro elétrico certo com o preço errado
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Impressões ao dirigir o Novo Megane E-Tech: o futuro da Renault chegou
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Renault Megane E-Tech: SUV elétrico é lançado no Brasil por R$ 279.900