Na estreia mundial do atual Mercedes-Benz Classe G, durante o Salão de Detroit de 2018, o então CEO da Daimler, Dieter Zetsche, já havia prometido que a eletrificação chegaria ao utilitário. E o executivo estava certo, pois a fabricante alemã apresenta o Concept EQG, protótipo que é "um estudo quase de produção" do SUV, sendo mostrado no Salão de Munique (Alemanha).
Como os boatos mais recentes sugeriram, o EQG não utiliza a moderna plataforma EVA do EQS, mas sim com uma adaptação da base do Classe G com motor a combustão. Ou seja, é um SUV de verdade, com construção de carroceria sobre chassi, mas totalmente elétrico. As baterias serão integradas ao chassi para garantir um centro de gravidade baixo, mas a Mercedes não explicou como isso será feito exatamente.
O chassi também utiliza eixo rígido na traseira. Como é na versão a combustão, utiliza uma caixa redutora de acionamento manual. Tudo isso para que seja um verdadeiro carro off-road como se espera de um Classe G. Por outro lado, adota um sistema de propulsão com um motor integrado em cada uma das quatro rodas.
Assim como as versões com motores a combustão, o EQG será capaz de escalar subidas de até 45°, desde que o terreno não esteja muito acidentado. Em ângulos menores, promete ser muito valente e enfrentar qualquer situação.
Visualmente, o utilitário é tão quadrado quanto o Classe G, mantendo o icônico design do carro off-road. Manteve até os faróis redondos, usando uma borda em LED, enquanto as luzes de seta foram posicionadas na carroceria perto do capô, saltando para fora do veículo. A imitação de grade é iluminada, com pequenos quadrados azuis e uma borda em LED branco. Na traseira, a tampa do porta-malas aparece mais uma porta e, ao invés de carregar o estepe pendurado, tem uma caixa iluminada que parece um wallbox e que serve para guardar alguns objetos como o cabo de recarga.
Como está praticamente pronto, não deve mudar muito quando virar uma versão de produção. A iluminação no rack deve ser retirada e a grade deve perder a borda de LED. Está usando um conjunto de rodas de alumínio de 22" polidas, que também devem adotar um desenho menos incomum quando o utilitário for fabricado.
A Mercedes-Benz está sendo um pouco contraditória sobre quando veremos o EQG nas ruas. Neste momento, a empresa apenas diz que irá levar o elétrico para a pista de testes em Graz (Alemanha), onde irá percorrer 5,6 quilômetros no off-road em uma das trilhas mais desafiadores do mundo. Porém, em uma conferência para falar sobre a arquitetura para carros elétricos, a fabricante disse que a previsão é lançar o SUV em 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil