Mercedes-Benz EQG antecipa SUV off-road elétrico do futuro
Usando plataforma do Classe G a combustão, utilitário está previsto para 2024
Na estreia mundial do atual Mercedes-Benz Classe G, durante o Salão de Detroit de 2018, o então CEO da Daimler, Dieter Zetsche, já havia prometido que a eletrificação chegaria ao utilitário. E o executivo estava certo, pois a fabricante alemã apresenta o Concept EQG, protótipo que é "um estudo quase de produção" do SUV, sendo mostrado no Salão de Munique (Alemanha).
Como os boatos mais recentes sugeriram, o EQG não utiliza a moderna plataforma EVA do EQS, mas sim com uma adaptação da base do Classe G com motor a combustão. Ou seja, é um SUV de verdade, com construção de carroceria sobre chassi, mas totalmente elétrico. As baterias serão integradas ao chassi para garantir um centro de gravidade baixo, mas a Mercedes não explicou como isso será feito exatamente.
O chassi também utiliza eixo rígido na traseira. Como é na versão a combustão, utiliza uma caixa redutora de acionamento manual. Tudo isso para que seja um verdadeiro carro off-road como se espera de um Classe G. Por outro lado, adota um sistema de propulsão com um motor integrado em cada uma das quatro rodas.
Assim como as versões com motores a combustão, o EQG será capaz de escalar subidas de até 45°, desde que o terreno não esteja muito acidentado. Em ângulos menores, promete ser muito valente e enfrentar qualquer situação.
Visualmente, o utilitário é tão quadrado quanto o Classe G, mantendo o icônico design do carro off-road. Manteve até os faróis redondos, usando uma borda em LED, enquanto as luzes de seta foram posicionadas na carroceria perto do capô, saltando para fora do veículo. A imitação de grade é iluminada, com pequenos quadrados azuis e uma borda em LED branco. Na traseira, a tampa do porta-malas aparece mais uma porta e, ao invés de carregar o estepe pendurado, tem uma caixa iluminada que parece um wallbox e que serve para guardar alguns objetos como o cabo de recarga.
Como está praticamente pronto, não deve mudar muito quando virar uma versão de produção. A iluminação no rack deve ser retirada e a grade deve perder a borda de LED. Está usando um conjunto de rodas de alumínio de 22" polidas, que também devem adotar um desenho menos incomum quando o utilitário for fabricado.
A Mercedes-Benz está sendo um pouco contraditória sobre quando veremos o EQG nas ruas. Neste momento, a empresa apenas diz que irá levar o elétrico para a pista de testes em Graz (Alemanha), onde irá percorrer 5,6 quilômetros no off-road em uma das trilhas mais desafiadores do mundo. Porém, em uma conferência para falar sobre a arquitetura para carros elétricos, a fabricante disse que a previsão é lançar o SUV em 2024.
Galeria: Mercedes-Benz Concept EQG
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico chega ao Brasil em 2025 com 500 km de alcance
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil