page ad skin

Mercedes EQE, leitura elétrica do Classe E, faz estreia oficial

Equipado com motor de 292 cv e com porte menor, sedã ficará abaixo do Mercedes EQS e chega ao mercado em 2022

Mercedes-Benz EQE 350 2021 - Fotos ao vivo

A ofensiva da Mercedes-Benz com veículos 100% elétricos segue firme e forte no Salão de Munique, que abrirá suas portas na Alemanha a partir da próxima terça-feira (7). A novidade dessa vez é o novo Mercedes EQE 350 Sedan, sedã com motor elétrico que mais parece uma versão menor do também três-volumes Mercedes-AMG EQS.

Com lançamento previsto para 2022 de forma fracionada em todo o mundo, o inédito sedã elétrico da marca da estrela de três pontas terá produção concentrada em Bremen (Alemanha), de onde sairão as unidades para o mercado global, e Pequim (China), que vai abastecer o grande e disputado mercado chinês.

Galeria: Mercedes-Benz EQE 350 2021 - Fotos ao vivo

De acordo com a Mercedes-Benz, o novo EQE se equipara ao sedã-cupê CLS em tamanho, apesar de se posicionar na gama de elétricos EQ como um Classe E. Dito isso, ele tem 4,993 metros de comprimentos, 1,960 m de largura e 1,511 m de altura. Já a sua distância entre-eixos fica em 3,121 m, sendo 88,9 milímetros mais curto que o sedã elétrico topo EQS com quem se parece bastante. Se pudermos definir seu porte como uma camiseta, o EQE tem etiqueta tamanho M, enquanto o EQS tem dimensões do tamanho G.

Visualmente o que difere o EQE do EQS além do tamanho, é a dianteira com faróis mais largos, enquanto a grade dianteira fechada tem configuração lisa ou com diversos logos da estrela da Mercedes espalhados pela peça. O para-choque é quase idêntico ao do sedã maior, a não ser pelo detalhe em preto brilhante que contorna a entrada de ar inferior aos cantos da parte frontal.

Galeria: Mercedes-Benz EQE 350 2023

Já de perfil as semelhanças com o “irmão maior” ficam ainda mais evidentes, principalmente pela linha das portas traseiras e pelo vão do capô que desce logo acima do para-lama dianteira. O destaque mesmo fica para as rodas de liga-leve exclusivas que podem variar de 19 a 21 polegadas, enquanto que na traseira a lanterna é inteiriça e a tampa do porta-malas traz um discreto spoiler.

Quando vamos para o interior, o destaque são as telas digitais que ocupam todo o painel chamada de Hyperscreen MBUX, com a parte central maior ficando reservada para a central multimídia – que exibe as estações de recarga mais próximas para carregamento da bateria. Há ainda painel de instrumentos configurável, saídas de ar que lembram turbinas de avião e volante de três raios. O console central é elevado e traz um nicho vazado abaixo.

Mercedes-Benz EQE 350 2021 - Fotos ao vivo

O ar-condicionado tem capacidade de filtrar o ar da cabine e até pode limpá-lo antes do motorista entrar no veículo. No mais, há os tradicionais sistemas de assistência ao motorista, além de um detector de fadiga que analisa o movimento das pálpebras do motorista por uma câmera direcionada e detecta se o condutor está cansado.

E como sempre é preocupação nos elétricos, a autonomia do Mercedes-Benz EQE 350 não desaponta e tem um alcance de respeito: são 660 km para o sedã rodar de acordo com o padrão WLTP, graças a uma bateria de 90 kWh. O sedã vem equipado com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, embora enviem força somente para o dianteiro. São 292 cv de potência e 54,06 kgfm de torque.

Para recarregar a bateria em um ponto de 11 kW, são necessárias 8 horas e 20 minutos, enquanto que em um ponto de 22 kW esse tempo cai para pouco menos de 4 horas e meia. Já em uma estação de recarga rápida, o tempo para carga completa é de apenas 32 minutos. No entanto, se deixar o carro na tomada por apenas 15 minutos em um terminal de recarga de 170 kW, o motorista ganha cerca de 250 km de autonomia.

A Mercedes-Benz vai lançar mundialmente o novo EQE em 2022. Novas versões também estão previstas, inclusive, com tração integral e motores mais potentes, mas que serão apresentadas em um segundo momento.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram