Depois de um vazamento e meses de especulação, a Husqvarna apresentou oficialmente a e-Pilen em abril. Ao contrário da primeira Harley-Davidson elétrica, no entanto, a marca sueca mostrou um modelo de mobilidade urbana em vez de uma moto elétrica incrivelmente cara.

O motor de 8 kW (11 cavalos de potência) e os 100 km de autonomia podem não impressionar, mas os números são adequados para o uso urbano. A tecnologia de bateria removível também mantém os motociclistas nas ruas sem depender do longo processo de recarga.

Embora o conceito elétrico tenha sido um divisor de águas na história da Husqvarna e da Pierer Mobility (grupo que ainda controla a KTM), a e-Pilen rapidamente ficou em segundo plano. Originalmente programada para estrear em 2022, a "flecha elétrica" (Pilen significa flecha em sueco) estava se preparando para chegar ao mercado. É claro que, com um prazo tão próximo, a marca sueca tinha que se certificar de que a próxima motocicleta elétrica da empresa estaria em ótimas condições para sua estreia.

external_image

Felizmente, a e-Pilen estava pronta para o grande palco quando a Husqvarna apresentou recentemente a nova moto no Salão de Munique (IAA Mobility). Enquanto o evento tradicionalmente destaca veículos de quatro rodas, a edição de 2021 assumiu o papel de  “Mobilidade”. 

A presença da e-Pilen na feira de 2021, no entanto, não é o lançamento oficial da moto elétrica da Husqvarna, mas estabelece as bases para as próximas plataformas eletrificadas da KTM, Bajaj e da própria sueca. Muitos antecipam que todas as elétricas da Pierer Mobility utilizarão a tecnologia de bateria removível que será padronizada por um acordo que envolve KTM, Honda, Piaggio e Yamaha. Se a e-Pilen puder despertar o interesse pela nova plataforma elétrica, os modelos futuros terão muito mais facilidade para conquistar o público.

Embora muita coisa dependa do sucesso, ou não, da e-Pilen, a moto presente no Salão de Munique ainda é um protótipo. Sem espelhos, pisca ou um suporte de placa, a Husqvarna e-Pilen ainda não está pronta para rodar. No entanto, estamos ansiosos para as futuras aparições do modelo em feiras do setor, especialmente porque 2022 se aproxima rapidamente.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram