Uma das atrações da BMW no Salão de Munique (IAA Mobility), evento focado sobretudo em mobilidade, é o conceito BMW i Vision AMBY, uma bike de pedal assistido e alta velocidade para uso em áreas urbanas e extra-urbanas. 

O nome Amby significa "Mobilidade Adaptável" e batiza um modelo que mescla visual futurista e ao mesmo tempo inspirado em uma e-bike convencional. No entanto, o veiculo elétrico duas rodas da BMW oferece três opções de velocidade:

  • 25 km/h para a ciclovia
  • 45 km/h para as ruas "normais"
  • 60 km/h para vias expressas ou secundárias

Galeria: BMW i Vision AMBY (2021)

Na apresentação, a BMW chegou a sugerir que essas velocidades fossem alteradas ​​em tempo real com base em geo-fencing, o que significa que você poderia desacelerar automaticamente quando entrasse em áreas urbanas, e então estaria liberado para a velocidade máxima ao entrar em uma estrada secundária. 

Tecnicamente, o conceito poderia se enquadrar na categoria de bicicletas elétricas, mas compartilha pouco com outras e-bikes. Um motor elétrico de alta potência e uma grande bateria de 2 kWh permitem que ela atinja velocidades muito mais altas no modo rápido. Outra vantagem dessa bateria grande é que a BMW divulga autonomia de até 300 km.

A bateria pode ser recarregada em apenas três horas - quase tão rápido quanto as baterias das e-bikes convencionais. O motor elétrico fica na parte inferior e a energia é transmitida por meio de correias. Na roda traseira há um braço oscilante e os pneus são montados nos aros de 27,5", que prometem conforto mesmo em velocidades mais altas.

As rodas podem ser removidas para a bike ser transportada de forma semelhante a uma bicicleta convencional, e a bateria também pode ser removida para reduzir o peso. Outras funções também estão disponíveis, como freios ABS, assistente de farol alto, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e um sistema anticolisão por radar

No entanto, por conta da velocidade acima de 25 km/h, os ciclistas europeus precisarão registrar a bicicleta e contar com uma licença para conduzi-la. A BMW esclareceu a questão, dizendo:

"Na ausência de qualquer estrutura legal existente para um veículo deste tipo com um conceito de velocidade modular, os “AMBY” Vision Vehicles se propuseram a estimular a introdução de tal legislação e, por conseqüência, desenvolvimentos dessa natureza.”

BMW i Vision Amby: ficha técnica

  • Drive: motor elétrico para assistência, controle via pedais
  • Velocidade máxima: 25 km/h (Vmod1) / 45 km/h (Vmod2) / 60 km/h (Vmodmax) 
  • Bateria: 2 kWh
  • Alcance: 300 km (Vmod1) / 180 km (Vmod2) / 75 km (Vmodmax)
  • Tempo de carregamento: 3 horas (carregamento rápido)
  • Distância entre eixos: 1.160 mm (com tamanho de quadro M/L)
  • Curso da suspensão: 120 mm dianteiro e traseiro
  • Peso: aprox. 30 kg

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram