Atuando em várias frentes na transição energética, a Toyota disse que irá investir US$ 13,7 bilhões em baterias para carros elétricos nos próximos anos. De acordo com o anúncio, o foco será no desenvolvimento de células de estado sólido e uma nova geração dos acumuladores de íons de lítio.
Segundo o Automotive News, a marca japonesa quer mostrar que não ficará de fora da eletrificação, ainda que aposte seriamente em alternativas como o hidrogênio. A matéria informa também que os executivos da maior montadora do Japão afirmaram que a intenção é reduzir o custo da bateria pela metade antes do fim desta década.
O diretor de tecnologia da Toyota, Masahiko Maeda, disse: "A Toyota ainda está no caminho certo para desenvolver baterias de estado sólido até 2025".
Outro ponto interessante nesta 'ofensiva' de baterias é que a Toyota pretende, caso os engenheiros garantam que seja viável, aplicar as células de estado sólido também nos carros híbridos, algo que até o momento não foi anunciado por outras grandes montadoras.
"A empresa está considerando o uso de baterias de estado sólido não apenas em VEs puros, mas também em veículos híbridos, se os engenheiros puderem desenvolver o equilíbrio certo entre potência e estabilidade"
As tradicionais baterias de íons de lítio também receberão atenção por parte da marca com vistas à redução de custos e melhora de eficiência dos carros elétricos.
"Ao estabelecer um sistema de desenvolvimento e abastecimento, promoveremos a disseminação de veículos eletrificados, inclusive elétricos a bateria", disse Maeda.
Além disso, a Toyota garante que a bateria a ser utilizada no Toyota bZ4X, será capaz de manter 90% do desempenho mesmo após 10 anos de uso, o que é bastante elogiável. O SUV elétrico, que deve chegar ao mercado em 2022, também promete ter uma redução de 30% no custo de produção graças ao uso de materiais e processos mais em conta.
Com o investimento de 1,5 trilhão de ienes (US$ 13,7 bilhões) no desenvolvimento de baterias até 2030, a Toyota quer garantir 200 GWh de suprimento de bateria até o final da década, um aumento de 20 GWh sobre a meta anterior à medida em que amplia o foco em veículos eletrificados - a meta para 2030 é colocar 2 milhões de carros elétricos e a hidrogênio no mercado.
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Fonte: Automotive News
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