A China se aproxima e com ela a "invasão" dos carros elétricos. A jovem marca chinesa NIO, por exemplo, após sua estreia no mercado da Noruega, agora se prepara para desembarcar na Alemanha. E irá iniciar sua nova missão com o sedã elétrico ET7, que tem lançamento previsto na maior economia da Europa em 2022.
O ET7 será o primeiro carro da montadora chinesa a ser vendido no mercado mais importante do Velho Continente e que será acompanhado, posteriormente, pelo SUV elétrico ES8, entregue a clientes noruegueses em setembro e que nesta semana alcançou a nota máxima nos testes de colisão e segurança do EuroNCAP.
A NIO está visando firmemente os mercados da União Europeia, tanto que já surpreendeu ao declarar que se a demanda for alta o suficiente, estará disposta a construir fábricas para iniciar locais de produção diretamente na Europa.
A startup chinesa terá como objetivo conquistar um lugar ao sol na Alemanha, e em outros estados, onde gradualmente começará a comercializar seus modelos, alavancando na qualidade e no desempenho, mas também na tecnologia.
O NIO ET7, por exemplo, estará equipado com o sistema de assistência ao condutor NAD, que permite uma condução autônoma em diferentes cenários e que, graças à inteligência artificial e às atualizações remotas, continuará a ser implementado com regularidade.
"Entrar na Alemanha é a meta que queremos alcançar - declarou William Li, CEO e fundador da NIO - O interesse que encontramos é muito grande e podemos atingir bons volumes de vendas. É por isso que queremos estar no mercado até o final de 2022".
O NIO ET7, que também pode chegar aos Estados Unidos, estará disponível com três opções de bateria, 70, 100 e 150 kWh. Nas versões mais potentes também possui dois motores e tração nas quatro rodas, com potências da ordem de 650 cv. O modelo de ataque na China tem um custo inicial de 448.000 yuans (R$ 363.400). Estima-se, portanto, que na Alemanha ele pode ser vendido a um preço de cerca de 59.000 euros (R$ 364.000).
NIO ET7: ficha técnica
Comprimento | 5.098 metros |
Largura | 1.987 metros |
Altura | 1,505 metros |
Cx | 0,23 |
Baterias | 70 kWh, 100 kWh, 150 kWh |
Autonomia | 500 km (70 kWh), 700 km (100 kWh), 1.000 km (150 kWh) |
Potência máxima | 650 cv |
Torque máximo | 86,6 kgfm |
Aceleração 0-100 km/h | 3,9 segundos |
Frenagem 100 km/h - 0 | 33,5 metros (com freios Brembo) |
Junto com os novos modelos para a Europa, a fabricante chinesa poderá trazer em breve seus postos para a troca de baterias, uma tecnologia na qual tem investido muito e que agora pode propor com mecanismos totalmente automatizados que requerem alguns minutos de espera.
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