page ad skin

Consumidor brasileiro quer carro elétrico como opção de compra

Pesquisa SAE - Mobilidade mostra que a maioria dos consumidores tem interesse na eletrificação, mas preço alto é impeditivo

Volvo - recarga

A imensa maioria dos consumidores brasileiros gostaria que os carros elétricos fossem uma opção de compra. Isso é o que aponta a pesquisa SAE Mobilidade - Edição 2021, divulgada nesta semana e que ouviu consumidores e executivos da indústria automotiva. 

O estudo foi realizado pela consultoria KPMG com apoio da Anfavea e mostra um dado interessante quando se trata de interesse do público nacional pelos veículos elétricos. Segundo a pesquisa, nada menos que 89,7% dos consumidores queriam que os carros elétricos fossem uma opção para compra.

Ricardo Bacellar, sócio-líder para indústria automotiva da KPMG, considera que há uma visão positiva consolidada no país sobre o uso da energia elétrica na mobilidade individual.

"O brasileiro percebe o veículo elétrico como uma inovação tecnológica, e o brasileiro sempre gostou muito de tecnologia", comentou.

Embora com percentuais mais baixos, os executivos ligados à cadeia produtiva também consideram os veículos elétricos promissores em um futuro próximo. De acordo com o estudo, 30% consideram os veículos elétricos totalmente viáveis, sendo que 42,9% os consideram parcialmente viáveis. Por outro lado, 20,3% desse público ainda acha que esse tipo de veículo é inviável no país. 

Galeria: JAC e-JS4 - test drive

Os executivos do setor também têm boas expectativas com relação à inovação nas modalidades de vendas de veículos. Entre eles, 89,7% consideram uma necessidade a construção de alternativas para a venda de automóveis pela internet e para 78,6% esse novo modelo deve ser gerido em parceria entre as montadoras e as concessionárias.

Falando de novas modalidades de aquisição de veículos, mais da metade dos consumidores (53,5%) manifestaram interesse em veículos por assinatura, enquanto 30% disseram não conhecer esse modelo de negócio e 16,8% afirmaram não ter interesse.

Essa modalidade funciona de forma similar a um aluguel, onde o usuário paga uma mensalidade que inclui seguro, manutenção impostos e taxas, ficando apenas com o custo do abastecimento. 

Mercado

Após encerrar o primeiro semestre com recorde, as vendas de carros elétricos e híbridos continuam a crescer acima da média do mercado no Brasil. De acordo com os dados divulgados recentemente pela Anfavea, foram 3.639 unidades vendidas de carros híbridos/híbridos plug-in e 234 emplacamentos de carros elétricos, números recordes em ambos os segmentos.

Além dos resultados do mês passado, os eletrificados já venderam mais nos primeiros 8 meses de 2021 do que em todo o ano de 2020. Uma trajetória que deve continuar em ascensão, ainda que o país não tenha uma estratégia central para a transição energética da frota. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Agência Brasil

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários