Após fazer o lançamento bem sucedido do caminhão elétrico e-Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anuncia uma nova parceria para o desenvolvimento de baterias de recarga ultrarrápida para veículos elétricos com a utilização de nióbio.
Esta parceria com a CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio, representa um feito inédito na indústria automotiva mundial e faz parte de uma iniciativa para alavancar a mobilidade elétrica, colocando o Brasil em posição de vanguarda.
"Há três anos acumulamos experiência na eletrificação e agora aplicaremos essa expertise para viabilizar uma nova tecnologia em baterias. Nosso centro de desenvolvimento de e-Mobility em Resende usará nossa patenteada arquitetura modular para veículos elétricos para expandir a plataforma, que iniciou no e-Delivery, e agora avança para novos modelos.
Essa aliança com a CBMM será mais um importante elo rumo à mobilidade do futuro. Nosso objetivo é criar uma solução de recarga ultrarrápida, pioneira na América Latina", avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O objetivo do acordo é aliar a expertise da CBMM, referência mundial no desenvolvimento de novas tecnologias com Nióbio para baterias de íons de lítio e da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que ficará a cargo de estabelecer o comportamento dessas baterias no veículo, com todos os parâmetros de segurança e qualidade para concretizar o desempenho esperado.
A tecnologia empregada de óxido de nióbio no ânodo da bateria é resultado de mais de 3 anos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Toshiba, no Japão.
"Pela primeira vez estamos implementando esta solução, que devido ao uso do óxido de Nióbio no ânodo da bateria, permitirá uma operação de carregamento ultrarrápido, em menos de 10 minutos, maior durabilidade, vida útil e segurança. Este é, sem dúvida, um importante marco para a CBMM e para o Brasil", segundo Ricardo Lima, vice-presidente da CBMM.
Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a aplicação inicial desta nova tecnologia de bateria será nos ônibus elétricos. A empresa afirma que as novas células em desenvolvimento se encaixam no perfil deste tipo de veículo, que tem trajetos pré-definidos e necessita de carregamento mais rápido - fala-se em no máximo 10 minutos para 80% da capacidade total da bateria.
A substituição do convencional ânodo com carbono pelo nióbio apresenta ganhos como melhor resistência a altas temperaturas, menor expansão volumétrica e risco de degradação das células, o que contribui para maior segurança e durabilidade das baterias.
Embora os estudos se concentrem inicialmente em aplicações para veículos comerciais, não está descartado no futuro o uso do nióbio para compor células destinadas a veículos de passageiros. O que ainda depende de estudos para se chegar a um composição adequada do metal para melhores resultados nessas aplicações.
A Toshiba já está trabalhando na primeira série de pré-produção das novas células que devem ficar prontas até o fim deste ano. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, irá iniciar os testes no começo do ano que vem e prevê que um protótipo funcional de veículo elétrico equipado com baterias de nióbio esteja concluído até o final de 2022.
Durante a fase de testes, a VWCO vai monitorar e adquirir os dados em tempo real, conduzindo os estudos da aplicação dos veículos. Também está sob sua responsabilidade a implantação da infraestrutura de recarga ultrarrápida e a preparação de toda a cadeia com treinamento de motoristas, orientações de segurança e suporte no desenvolvimento das carrocerias.
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