1/2 dos carros elétricos na China saem por menos de R$ 62,5 mil
Isso se deve, em parte, ao enorme número de opções de marcas e modelos disponíveis que atingem todas as faixas de renda
A China é o maior mercado de carros elétricos do mundo e tem uma infinidade de opções de modelos e versões. Essa variedade, aliada a outras questões locais, permite ao país asiático incluir uma boa parcela da população que compra carros na mobilidade elétrica.
No entanto, na imensa maioria dos mercados, incluindo o Brasil, o carro elétrico ainda está muito longe da popularização, ainda que venha aumentando rapidamente sua participação de mercado.
Galeria: Wuling Hongguang MINIEV Macaron
O tema foi abordado pela consultoria global Jato Dynamics no estudo denominado "Electric Vehicles: A Pricing Challenge 2021". Para demonstrar os resultados, um gráfico resume de forma bem clara a evolução de preços dos veículos elétricos nos principais mercados globais desde 2011.
Ainda que esteja vendendo cada vez mais carros elétricos, a Europa viu o preço médio desses veículos subir ao longo dos anos, enquanto que os EUA, pelo contrário, experimenta uma queda nos valores, ainda que esteja longe do Velho Continente em termos de percentual de eletrificação.
A questão aqui é que os robustos incentivos governamentais e as leis antipoluição mais rígidas têm feito a diferença para os europeus, enquanto os norte-americanos ensaiam uma aceleração rumo à eletrificação, com investimentos em infra-estrutura, mudança na legislação e mais incentivos.
Falando sobre a China especificamente, chama a atenção o seguinte: "este ano, 40% dos carros elétricos vendidos foram carros urbanos, com um preço médio de compra de 6.700 euros". Ou seja, em uma conversão direta, o preço médio pago pelo chinês no carro elétrico equivale a R$ 41.900, valor que atualmente não compra um carro popular flex no Brasil. Metade dos carros movidos a bateria no país asiático custam abaixo de 10.000 euros (R$ 62.500).
São valores bem distantes da realidade mundial, ainda que na Europa sejam amenizados por conta dos generosos incentivos oferecidos pelos governos da UE. No entanto, há que se destacar que os carros chineses são mais acessíveis, porém, em grande parte são modelos mais simples e menos equipados que os equivalentes europeus.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Caradisiac
Galeria: Renault City K-ZE - Salão de Xangai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Eletrificados avançam 20% na 1ª quinzena no Brasil: veja os mais vendidos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina